quinta-feira 21 de novembro de 2024
Organização dos Estados Americanos - Foto: OEA/Arquivo
Home / DESTAQUE / OEA diz não reconhecer a vitória de Maduro nas eleições
terça-feira 30 de julho de 2024 às 14:53h

OEA diz não reconhecer a vitória de Maduro nas eleições

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O departamento de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou, nesta terça-feira (30), que não reconhece os resultados das eleições presidenciais da Venezuela que foram realizadas neste domingo (28). Para o órgão, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) mostrou uma clara tendência a favor de Nicolás Maduro.

Segundo o CNE, o ditador recebeu 51% dos votos válidos, enquanto que o seu opositor, Edmundo González Urrutia, teria recebido 44%. Mas, o relatório ao qual a OEA teve acesso mostra que a oposição recebeu 73% dos votos, mais que o dobro recebido por Maduro.

– Os acontecimentos da noite eleitoral confirmam uma estratégia coordenada para minar a integridade do processo eleitoral – diz o relatório da OEA.

Que conclui:

– O que aconteceu mostra, mais uma vez, que a CNE, as suas autoridades e o sistema eleitoral venezuelano estão ao serviço do poder executivo e não dos cidadãos.

Secretário da OEA também se manifestou

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pediu o reconhecimento das atas eleitorais em poder da oposição da Venezuela e que o ditador Nicolás Maduro reconheça a derrota e abra caminho “para o regresso da democracia”.

Em comunicado, a Secretaria-Geral da OEA afirmou que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não conseguiu apresentar a ata pela qual Maduro teria vencido, o que neste momento seria “risível e patético, se não fosse trágico”.

Na opinião de Almagro, “é imperativo” que Maduro aceite as atas da oposição liderada por Edmundo González Urrutia e María Corina Machado e “consequentemente aceite sua derrota eleitoral e abra o caminho para o regresso da democracia na Venezuela”.

Reunião Extraordinária

Atendendo ao pedido feitos pelos países Paraguai, Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Peru, República Dominicana e Uruguai, a OEA realizará nesta quarta-feira (31) uma reunião extraordinária do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para abordar os resultados do processo eleitoral na Venezuela.

Veja também

Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação com o mesmo mês do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!