O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) quer criar um Observatório Trabalhista na Câmara através do seu gabinete. A ideia surgiu após palestra do vice-presidente do PDT e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), quarta-feira (17). O Observatório é uma ferramenta colaborativa criada para acompanhar os principais indicadores da economia, educação, segurança, saúde, cultura, entre outros setores brasileiros.
Na palestra, o político fez uma avaliação de 180 dias do Governo Bolsonaro, por meio da ferramenta, que apontou a diminuição do investimento em segurança, saúde e educação; 13 milhões de desempregados – com aumento de 15% para 27% da taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos. Alertou, ainda, que 23 a cada 100 jovens não estudam e não trabalham no Brasil.
O ex-governador examinou também outros itens, como receita e despesas, orçamento por área, renda média do brasileiro, índices de preço e inflação, taxa real de juros e de câmbio, dívida pública, balança comercial e inadimplência.
Ciro Gomes apresentou o Observatório Trabalhista e explicou que a plataforma de avaliação trimestral de números do Governo Federal reúne dados oficiais e cifras corrigidas em uma ferramenta colaborativa que compara o primeiro semestre do atual governo com o mesmo período de outros governos. “Assim, são revelados indicadores em economia, saúde, segurança, educação, cultura, meio ambiente e outras áreas”, explicou o político.