Segundo o jornal Valor Econômico, o grupo Odebrecht está em negociação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajustar a dívida de R$ 2,8 bilhões que firmou com a instituição financeira há cerca de três anos. O conglomerado apresentou as ações da Ocyan, sua empresa do setor de óleo e gás, como uma das garantias.
A publicação informa que toda a negociação estaria sendo feita à parte do acordo de recuperação judicial do grupo, que foi homologado em julho e envolve 12 subsidiárias com dívidas estimadas em R$ 98,5 bilhões.
Embora as cláusulas sejam de confidencialidade, o Valor apurou que as conversas ocorrem sem litígios e sem risco de eventual execução das garantias. No momento, não se descarta a possibilidade de venda das ações da Ocyan para quitar a dívida com o banco, que tem o poder de decidir o melhor momento e o volume de ações da empresa que poderiam ser vendidas. A expectativa é de que um acordo seja fechado no ano que vem.
Procurado pelo Valor, o presidente da Ocyan, Roberto Bischoff, não comentou as garantias discutidas com o BNDES e disse apenas que uma eventual troca de controle acionário da empresa é de responsabilidade do acionista da companhia.