BAMIN, responsável pela construção, anunciou o rompimento do contrato com a construtora Prumo Engenharia
A construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga Caetité a Ilhéus, na Bahia, foi suspensa com 75% do projeto finalizado. A BAMIN, empresa responsável pela obra, confirmou a interrupção na terça-feira (1º).
Motivo da suspensão ainda não foi divulgado
Embora o motivo exato da suspensão não tenha sido informado, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já havia antecipado, na semana passada, a troca da empresa responsável pelas obras, conforme o A Tarde.
O contrato com a construtora Prumo Engenharia foi encerrado na segunda-feira (31), após um investimento de R$ 784 milhões. O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Lula da Silva (PT) dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023. O projeto previa um total de 537 quilômetros de extensão, atravessando 19 municípios baianos.

Sindicato vai realizar assembleia com trabalhadores
Em nota, o Sintepav-BA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia) afirmou que foi surpreendido com a suspensão e convocou uma assembleia para esta quarta-feira (2). O encontro visa esclarecer a situação, ouvir os trabalhadores e definir os próximos passos.