O ex-presidente dos EUA não tomou uma posição oficial, mas tem falado com algumas pessoas sobre as fragilidades de Biden
O ex-presidente norte americano Barack Obama disse a algumas pessoas próximas nos últimos dias que o trajeto de Joe Biden até à vitória está mais dificultado e que ele acha que o presidente precisa considerar seriamente a viabilidade de sua candidatura, avançou o Washington Post citando fontes próximas de Obama.
Obama só falou com Biden uma vez desde o debate com Trump e deixou claro nas suas conversas com outros que o futuro da candidatura de Biden é uma decisão que cabe só ao presidente. Obama terá sublinhado que a sua preocupação é proteger Biden e o seu legado, e rejeitou a ideia de que poderá influenciar o processo de tomada de decisão de Biden.
Nos bastidores, Obama tem estado profundamente envolvido em conversas sobre o futuro da campanha de Biden, atendendo telefonemas de muitos democratas ansiosos, incluindo a ex-presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e partilhou as suas opiniões sobre os desafios do presidente, de acordo com as mesmas fontes. Nessas conversas, Obama disse que considera que Biden tem sido um grande presidente e quer proteger as suas conquistas políticas, que podem estar em perigo se os republicanos controlarem a Casa Branca e ambas as câmaras do Congresso no próximo ano.
Ao jornal, um porta-voz de Obama não quis comentar.