Na última cerimônia de entrega de carteiras a advogados e advogadas do ano de 2019, 25 bacharéis em Direito passaram a fazer parte dos quadros da OAB-BA. A solenidade aconteceu no auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA), na manhã desta última quarta-feira (18), e reuniu o presidente da Seccional, Fabrício Castro, a vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, o tesoureiro, Hermes Hilarião, a diretora da ESA, Thaís Bandeira, o diretor da CAAB René Viana, o vice-presidente da OAB Jovem, Lucas Macedo, além do ex-presidente da CAAB David Bellas, que fez a saudação aos novos colegas.
David Bellas ressaltou valores que são indispensáveis ao exercício profissional da advocacia, como a ética, a honestidade e a lealdade. Ele relembrou ainda o professor José Martins Catharino, que dizia em aula que o processo é como um jogo de futebol: se admite o drible, mas nunca a falta. “Fica aqui a mensagem para vocês que estão ingressando no Direito. A ética do advogado é a premissa maior na nossa profissão. Devemos de todas as maneiras exercer a ética e defender as nossas prerrogativas”, frisou.
Essa foi a primeira entrega de carteiras realizada na ESA pela atual gestão. O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Escola ao longo dos últimos anos e destacou que a modernização pelo qual passa a OAB-BA chegará também nos processos de carteiras de advogados.
De acordo com Fabrício Castro, a partir do ano que vem o bacharel de Direito aprovado no Exame da Ordem fará todo o processo online. “Tudo poderá ser feito de casa, sem precisar ir à sede da OAB, e o tempo que vai levar para a pessoa de Barreiras, Teixeira de Freitas ou da capital será o mesmo”, explicou.
Ele disse ainda que os processos da Seccional estão caminhando para ser digitalizados e que isso trará eficiência e celeridade. “É isso que a classe espera de nós que representamos a advocacia. Quero concluir desejando a todos vocês um feliz Natal e um 2020 de muito sucesso”, disse.