Não é segredo que a relação entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e o ministro Gilmar Mendes segue desgastada. Os magistrados, porém, parecem ter dado uma trégua na última sexta-feira (18), pelo menos por algumas horas conforme informou Bela Megale em sua coluna.
Após o encerramento do ano judiciário, Gilmar e Fux tomaram um uísque juntos no gabinete da presidência. Também participaram da confraternização os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Segundo presentes, o clima do encontro foi “amistoso” e “descontraído”. Em seu discurso durante a cerimônia, Gilmar Mendes, conhecido por ser crítico de Fux, elogiou tanto o trabalho dele quando de Toffoli à frente da corte e disse que o balanço de 2020 no STF é positivo.
Mas não demorou para clima azedar de novo. No domingo (19), o colunista Lauro Jardim relatou que Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello abriram mão do recesso e que decidiram continuar despachando seus casos nas férias. O movimento dos quatro ministros foi visto nos bastidores como um gesto para minar o poder de Fux como presidente, já que é ele o responsável pelas decisões urgentes quando a corte funciona em esquema de plantão.