O tom do discurso de Alexandre e Moraes na diplomação do presidente eleito Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) surpreendeu petistas. Aliados de primeira ordem de Lula e membros da transição de governo já esperavam que o presidente da Corte fizesse uma defesa enfática das urnas e da democracia, mas avaliaram de acordo com a colunista Bela Megale, do O Globo, que Moraes foi além e deu recados duros e diretos a Bolsonaro e seus aliados radicais.
O trecho mais elogiado do discurso foi quando o ministro e presidente do TSE afirmou que os responsáveis por “ataques antidemocráticos” serão “integralmente responsabilizados”. A leitura de petistas é que Moraes deixou claro que agirá contra aqueles que “seguirem atacando a democracia” no governo Lula.
A leitura é que sua fala também ajudará a inibir possíveis planos para tumultuar a posse de Lula, no dia 1o de janeiro. Para os petistas, o ministro deu a senha de que, quem colocar em risco a mudança de governo, poderá ser detido ou, no caso de políticos, perder o mandato.