domingo 30 de junho de 2024
Posse do ministro André Mendonça no Supremo Tribunal Federal Felipe Sampaio/STF
Home / JUSTIÇA / O time de André Mendonça no STF
segunda-feira 10 de janeiro de 2022 às 08:09h

O time de André Mendonça no STF

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Por enquanto, o espaço de quase 400 metros quadrados está praticamente vazio, com computadores desligados, quadros aguardando serem pendurados na parede e um dispensador de álcool em gel na entrada do gabinete, que já conta com a placa que identifica o ocupante dali, que acabou de chegar: “ministro André Mendonça”. O novo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), empossado no mês passado, vai fazer conforme a revista Veja, sua estreia em julgamentos em fevereiro, com a abertura do Ano Judiciário, mas já começou a montar a sua equipe de auxiliares que vão assessorá-lo no dia a dia de atividades do tribunal. O time de Mendonça no STF conta com cinco servidores de carreira da Advocacia-Geral da União (AGU) que trabalharam com o chefe na época em que ele comandou o órgão durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, responsável por sua indicação à Suprema Corte.

Mendonça é conhecido pelo estilo descentralizador, que delega funções e cultiva boas relações com os subordinados. O chefe de gabinete do ministro será o advogado da União Rodrigo Hauer, que desempenhou a mesma função quando o pastor presbiteriano chefiou a AGU e comandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A assessora especial Aline Cardoso, o procurador federal Vitor Cordula e o advogado da União Renato Dantas de Araújo também deixaram o órgão para compor a equipe do magistrado. O ex-secretário executivo do Ministério da Justiça Tercio Issami Takano reforça o time. Todos são nomes de confiança do novo ministro do Supremo.

Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, que comandaram a AGU respectivamente nos governos dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, também contam com servidores de carreira do órgão nos gabinetes. Mesmo assim, chamou a atenção nos bastidores do Supremo a quantidade expressiva de ex-integrantes da AGU com Mendonça. Levantamento feito pela AGU a pedido de VEJA mostra que 14 servidores de carreira do órgão atuam no Supremo — o gabinete de Mendonça, com cinco nomes, lidera a lista. Os demais estão espalhados nos gabinetes do presidente do STF, Luiz Fux, da vice-presidente da Corte, Rosa Weber, e dos ministros Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Kassio Nunes Marques, além de Toffoli e Gilmar.

Por enquanto, a sala do novo ministro, no quinto andar de um dos anexos do STF, ainda está sendo organizada, mas já é possível notar do lado de fora o Troféu Dom Quixote de La Mancha, que premia os defensores da justiça e da paz social — Mendonça recebeu a honraria em 2019. O magistrado vai ser vizinho de andar de Rosa, cujo gabinete é conhecido como “Coreia do Norte” (devido ao clima hostil e avesso a qualquer contato com a imprensa), e de Alexandre de Moraes. Como as iniciais “AM” já são utilizadas para identificar o veterano Moraes em votos e e-mails internos (cada ministro possui a sua própria “abreviatura”), o recém-chegado decidiu adotar a sigla “ALM”. O nome completo dele, aliás, é André Luiz de Almeida Mendonça.

Veja também

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!