sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / O STF pode evitar que Bia Kicis assuma CCJ, diz jornal
quinta-feira 4 de fevereiro de 2021 às 15:33h

O STF pode evitar que Bia Kicis assuma CCJ, diz jornal

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Supremo Tribunal Federal é a única instituição capaz de frear o avanço cínico e despreocupado que o grupo que venceu a disputa pelo controle da Câmara faz contra a democracia agora que se acha onipotente.

Não são outra coisa, a não ser manifestações desse sentimento de que podem tudo, gestos como a escolha de Bia Kicis, uma das piores parlamentares já eleitas para o Congresso Nacional, para presidir a Comissão de Constituição e Justiça, e a maneira como Jair Bolsonaro reagiu às vaias em sua autoconfiante aparição na abertura dos trabalhos legislativos.

Já escrevi neste espaço que a vida real, com a pandemia fora de controle e a economia em frangalhos, tratará de pôr fim à festa. Mas também é necessário que as instituições estejam vigilantes para o lento e muitas vezes disfarçado avanço das ações pensadas para minar a democracia a partir de dentro.

A escolha de Bia Kicis é justamente isso. Se não, que outra justificativa para colocar à frente da principal comissão da Casa alguém que tem como um dos principais alvos justamente o Judiciário, na forma de uma Proposta de Emenda à Constituição para forçar a aposentadoria precoce de ministros e deixar que Bolsonaro aparelhe de vez a Corte suprema do país?

Isso não é algo trivial, nem ligeiro, nem de menor importância. Os ministros do STF entenderam a ameaça e reagiram nos bastidores. É difícil que prospere alguma iniciativa judicial para impedir a escolha da deputada do DF. Seria ingerência de um Poder em outro.

Mas os ministros sabem fazer chegar aos ouvidos de quem tem poder e tem o que temer, como o multirréu Arthur Lira, que uma investida assim direta contra o Judiciário terá consequências. E é daí que vem a chance de que o desastre Kicis deságue na praia antes de se efetivar.

É com isso que a sociedade alheia aos desígnios dos senhores deputados, que acham que podem fazer “passar a boiada” terá de contar: com a esperança de que o STF aja para impedir mais essa corrosão institucional.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!