quarta-feira 25 de dezembro de 2024
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / O segredo de Lira perder 10 quilos em cinco semanas e querer eliminar mais 5
domingo 18 de junho de 2023 às 16:57h

O segredo de Lira perder 10 quilos em cinco semanas e querer eliminar mais 5

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) anda mais leve. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, no O Globo,  Lira perdeu 10 quilos em cinco semanas — e ainda pretende emagrecer mais cinco.

Em sua última ida a Nova York, no mês passado, o colunista revela que Lira foi a um consultório médico e, de lá, saiu com uma receita para comprar na farmácia o Mounjaro, um medicamento originalmente indicado para tratamento de diabetes tipo 2, mas que agora virou febre entre os que querem afinar a silhueta. Lira sempre teve uma atividade física de atletas, pois sempre competia em circuito nacional de vaquejada durante muitos anos.

Mounjaro

A farmacêutica Eli Lilly and Co. afirmou ao Estadão, que seu remédio Tizerpatida, aprovado nos Estados Unidos para tratar diabetes tipo 2 sob o nome comercial de Mounjaro, ajudou pessoas com sobrepeso ou obesidade a emagrecer até 15,6 quilos em um período de 72 semanas.

O estudo, diz a empresa, já está em estágio avançado, mas ainda não foi publicado em revistas científicas nem passou por revisão de pesquisadores independentes.

Farmacêutico mostra caixa de Mounjaro, droga injetável para tratamento de diabetes tipo 2 - George Frey/Reuters
Farmacêutico mostra caixa de Mounjaro, droga injetável para tratamento de diabetes tipo 2 – Foto: George Frey/Reuters

Nos últimos anos, a corrida entre as farmacêuticas pelo desenvolvimento de remédios contra obesidade têm se acelerado.

Dois deles —Ozempic e Wegovy— têm recebido recomendação off label (fora das indicações da bula) por médicos e sido amplamente divulgados por influenciadores nas redes sociais.

Entidades médicas alertam para os riscos do uso indiscriminado desses produtos. Ponderam também sobre a necessidade de avaliar, em cada caso, as melhores estratégias para perda de peso, que incluem mudanças alimentares e exercícios físicos.

Segundo o laboratório, os novos dados reforçam estudos anteriores, em que o medicamento ajudou, conforme a empresa, participantes sem diabete a perderem até 22% do peso com injeções semanais. Para pacientes comuns tratados com a maior dose possível do remédio nos testes anteriores, diz a Eli Lilly, a perda superou 22 quilos.

“Não tínhamos visto esse grau de redução do peso”, diz Nadia Ahmad, diretora médica de desenvolvimento clínico para a obesidade da Eli Lilly.

A farmacêutica pretende pedir registro na Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, para que o produto seja vendido para emagrecimento.

Vendas

No Brasil, a liberação do medicamento para uso contra a diabete ainda está sob análise da Anvisa.

Se aprovado para tratar perda de peso, o Tirzepatida pode se tornar a droga mais eficiente até hoje em um arsenal de medicamentos que estão mudando o tratamento da obesidade, relacionada a dezenas de doenças que levam à incapacidade ou até à morte.

Analistas da indústria preveem que o Tirzepatida poderia se tornar um dos remédios mais comercializados, com vendas anuais superando a casa dos US$ 50 bilhões. Espera-se que ele ultrapasse as vendas do Ozempic e do Wegovy.

Veja também

Aceno do governo Lula ao centro para Senado em 2026 esbarra em disputas com o PT

A estratégia do governo Lula de buscar composições ao centro e até com a direita para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!