quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / CURIOSIDADES / O que significa ser de direita, esquerda, liberal e conservador?
quarta-feira 26 de dezembro de 2018 às 10:28h

O que significa ser de direita, esquerda, liberal e conservador?

CURIOSIDADES


Ser de direita, esquerda, liberal ou conservador são posicionamentos políticos e ideológicos.

Esses conceitos representam ideologias políticas e econômicas que se diferenciam umas das outras pelas características e pela opinião que têm sobre qual é o papel do Estado (governo) na sociedade.

O que significa ser de direita e de esquerda?

Direita e esquerda são posições políticas contrárias. Em geral quem se identifica com a direita defende valores mais ligados à liberdade individual. Já quem tem mais identificação com a visão política de esquerda defende ideias ligadas à coletividade.

A divisão política entre direita e esquerda se fortaleceu no período em que o Brasil esteve na ditadura militar (1964-1985). Nessa época as pessoas que apoiavam o regime militar eram consideradas de direita e as pessoas contra o regime eram de esquerda.

Direita

O posicionamento de direita entende que o poder de influência e de regulamentação do Estado sobre a sociedade deve ser limitado, o Estado deve ter um poder de controle social limitado.

Dessa forma boa parte das decisões são tomadas individualmente e não através do Estado. Isso se reflete em vários setores da sociedade, como nas políticas econômicas, na carga tributária e nos gastos públicos.

Fazem parte das ideias de direita a diminuição dos impostos, a redução de algumas políticas públicas assistenciais e mais liberdade de escolha e funcionamento para o setor privado (empresas).

Esquerda

Já a esquerda entende que o Estado deve ter grande poder de influência na sociedade, principalmente para controlar e garantir que existam igualdades de oportunidades para todos os cidadãos. A esquerda também entende que o Estado deve interferir na regulação das políticas econômicas adotadas.

Ao contrário do que acontece na direita, as ideias de esquerda são mais voltadas às necessidades coletivas e aos interesses de grupos formados por minorias em busca de mais igualdade social.

O que significa ser liberal e conservador?

Os conceitos de liberal e conservador também podem ser relacionados com os posicionamentos políticos de direita e esquerda. Entenda mais:

Liberal

Ser liberal pode significar posicionamentos diferentes de acordo com cada país. Em alguns lugares pode ser associado à tendências políticas de esquerda e em outros de direita.

O liberalismo é ligado à ideias que podem incluir a defesa de direitos humanos e de liberdades individuais. No Brasil, por exemplo, os liberais são associados à ideologia de direita que inclui a defesa da liberdade de mercado, da propriedade privada e da interferência limitada do Estado.

Em outros países, como nos Estados Unidos, o conceito de liberal pode ser associado à ideias de esquerda, como é o caso de decisões políticas sobre a regulamentação do uso de drogas. No Brasil é diferente, quando se fala em liberal, a maior referência é para questões econômicas.

Por ter essa variação de conceitos é difícil fazer uma definição exata do que significa ser liberal.

Conservador

O termo conservador é associado à de continuação e manutenção de instituições mais tradicionais. Faz uma oposição às políticas que são mais progressistas, às ideias consideradas revolucionárias e às alterações que têm o objetivo diminuir as desigualdades sociais.

O pensamento político conservador costuma defender ideias ligadas à manutenção da família e de costumes sociais tradicionais, muitas vezes com base em princípios religiosos. Os conservadores também defendem a liberdade nas políticas econômicas.

Ainda que as ideias defendidas pelos conservadores sejam ligadas aos valores mais tradicionais da sociedade de cada país, da mesma forma como acontece no liberalismo, o conceito de conservadorismo pode ter algumas variações.

Qual a origem das expressões direita e esquerda?

A origem do surgimento das expressões direita e esquerda, como pensamentos políticos diferentes, vem do período da Revolução Francesa, que aconteceu no fim do século XVIII. Na Assembleia era comum que um grupo de parlamentares ficasse sentado à direita do presidente e outro grupo ficasse à esquerda.

O grupo que sentava à direita costumava debater ideias e defender interesses que tinham características mais tradicionais e conservadoras. Já o grupo que se posicionava do lado esquerdo defendia os direitos de grupos mais populares e de camadas mais pobres da população.

Foi em razão dessa forma de organização na Assembleia e das posições políticas contrárias que os termos direita e esquerda, com o passar do tempo, foram associados às preferências políticas.

Veja também

Por que os astronautas não podem fazer sexo no espaço? Entenda

O descaso das agências aeroespaciais para o assunto inspirou um artigo científico, publicado no final …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!