Uma misteriosa bola de ferro de quase um metro e meio de diâmetro foi encontrada em uma praia na cidade de Hamamatsu, no Japão, esta semana. As autoridades se esforçaram para garantir que a bola gigante não fosse uma bomba, de acordo com a emissora japonesa NHK, que divulgou um vídeo da polícia examinando-a.
A bola não é uma bomba, disseram as autoridades – mas sua origem ainda é desconhecida. O objeto peculiar, que é oco e cor de areia, confundiu moradores e usuários de mídia social.
A mysterious metal ball spotted on a beach in Hamamatsu City this week prompted local police to scramble the bomb squad. A careful examination revealed it is not a threat — but shed no light on what it actually is. pic.twitter.com/ytClWsP0bw
— NHK WORLD News (@NHKWORLD_News) February 21, 2023
A bola foi avistada pela primeira vez por um morador local, de acordo com a NHK. A polícia fechou a praia enquanto examinava e fazia um raio-X do objeto, considerando-o seguro. Ele será removido da praia em breve, disseram as autoridades locais.
Um homem local disse à NHK que veio à praia para correr e ficou surpreso com toda a atenção na bola, porque ele afirma que ela estava lá há um mês. “Eu tentei empurrá-lo, mas ele não se mexeu.”
遠州浜の鉄球見学。
周りは砂浜で遠くに渥美半島の先端も見えました。 pic.twitter.com/wxVM7IaXuN— エイ (@XMiS10C4M6QthSG) February 22, 2023
Objetos suspeitos vistos em todo o mundo ganharam as manchetes nos últimos dias – principalmente os chamados “balões espiões” da China. Um balão avistado sobre Montana no início deste mês levantou preocupações enquanto o governo dos EUA rastreou seu caminho sobre os EUA. O balão foi abatido na costa da Carolina do Sul e recuperado no Oceano Atlântico.
Mais balões foram vistos em cinco continentes e o Pentágono disse que o balão abatido na costa da Carolina do Sul faz parte de um “programa chinês de vigilância de balões” que opera há vários anos.
A China diz que o balão é um dispositivo meteorológico que se desviou do curso. Embora a bola que apareceu na praia no Japão não seja um balão flutuante, ela ocorre em um momento de maior preocupação com objetos não identificados.
A China e o Japão também mantiveram negociações de segurança na quarta-feira – a primeira em quatro anos, segundo a BBC News. O Japão expressou preocupação à China sobre os balões, que apareceram no Japão desde 2019.