sexta-feira 22 de novembro de 2024
Lula: presidente viajou para Argentina e vai também ao Uruguai nesta semana - Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images
Home / DESTAQUE / O que revela a nova pesquisa Ipec sobre aprovação do Lula
segunda-feira 20 de março de 2023 às 05:20h

O que revela a nova pesquisa Ipec sobre aprovação do Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Uma nova pesquisa Ipec mostra que Lula não consegue mais arrebatar paixões como fez em seu primeiro e segundo mandato. Os dados foram revelados pelos jornalistas Nicolas Iory e Bianca Gomes neste último domingo (19).

Após 77 dias de seu terceiro termo à frente do país, a atual gestão do presidente da República é avaliada como ótima ou boa por apenas 41% dos brasileiros. A administração é regular para 30%, e ruim ou péssima para 24%.

Apesar de estar melhor avaliado que Jair Bolsonaro, seu antecessor, neste momento do mandato – Bolsonaro tinha aprovação total de 34% em março de 2019 – Lula perde para ele mesmo, se compararmos com 2003 e 2007, quando ele iniciava seus outros governos.

“Lula chegou a ter 51% de ótimo e bom em março de 2003, quando governou o país pela primeira vez. Naquele momento, a reprovação era de apenas 7%”, diz a reportagem dos dois jornalistas.

Em março 2007, após sua reeleição, o numero era um pouco menor: 49% da população elogiava a gestão petista, enquanto 16% a achava ruim ou péssima.

Com a avaliação menos positiva em 2023, Lula vê que um país que continua bastante polarizado – mesmo tanto tempo depois das eleições, que terminaram em outubro do ano passado.

Ainda assim, o petista conseguiu quebrar um pouco da resistência que existe contra ele no bolsonarismo. Entre os eleitores que declararam voto em Bolsonaro, 36% avaliam a gestão do petista como regular neste momento. É um dado que chama atenção, mesmo não sendo tão expressivo.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!