quinta-feira 21 de novembro de 2024
Ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto. - Foto: Isac Nóbrega/PR
Home / JUSTIÇA / O que o PL reserva para Braga Netto se o TSE torná-lo inelegível
terça-feira 17 de outubro de 2023 às 07:27h

O que o PL reserva para Braga Netto se o TSE torná-lo inelegível

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O PL projeta crescimento no papel do general Braga Netto no partido, mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral o torne inelegível nesta terça-feira (17). De acordo com interlocutores da legenda revelaram a Roseann Kennedy, da coluna Estadão, o ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro se tornou central na coordenação e na articulação da sigla.

Aliados apontam Braga Netto como uma figura complementar ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Enquanto dirigente é visto como um especialista na ‘ginástica política’, o general da reserva atua fortemente na estruturação dos diretórios partidários, com perfil mais técnico.

Dessa forma, mesmo que não venha a ser o candidato do PL no Rio de Janeiro na eleição municipal de 2024, Braga Netto deverá ser uma peça importante da campanha, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além do general, também são cotados pelo PL para a prefeitura da capital fluminense os senadores Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, além dos deputados Delegado Ramagem e General Eduardo Pazuello.

Ações em julgamento

São três ações de investigação judicial eleitoral (Aijes) contra a chapa de Bolsonaro na eleição de 2022, que teve Braga Netto como vice, em julgamento nesta terça. Os processos se referem a abuso do poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

  • Aije 0601212-32: Apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), a ação pede a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto pela utilização das dependências do Palácio da Alvorada e do Planalto para expor propostas eleitorais, exibir material de campanha e até pedir votos durante a transmissão de lives. A sigla aponta irregularidade, especificamente, na transmissão realizada no dia 21 de setembro de 2022.
  • Aije 0600828-69: Também apresentada pelo PDT, que aponta irregularidade na live de 18 de agosto de 2022, quando o então presidente pediu votos para ele e para 17 aliados políticos.
  • Aije 0601665-27: Ação proposta pela coligação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB) e pela Federação PSOL-Rede. Os partidos apontam que Bolsonaro dava entrevistas coletivas nas dependências do Planalto para noticiar seus novos aliados políticos. São citadas, especificamente, entrevistas dos dias 3 e 6 de outubro de 2022. A ação também aponta que o então presidente da República recebeu no Alvorada diversos artistas para fazer propaganda eleitoral.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!