domingo 24 de novembro de 2024
Home / EMPREGOS / O que não dizer em uma entrevista de emprego, segundo especialistas em RH
terça-feira 17 de janeiro de 2023 às 15:11h

O que não dizer em uma entrevista de emprego, segundo especialistas em RH

EMPREGOS, NOTÍCIAS


Ao participar de uma entrevista de emprego, muitos candidatos já vão com respostas prontas para perguntas que costumam ser comuns em processos seletivos. “Qual o seu maior defeito?”, “Por que devo contratá-lo” e “Cite um episódio em que surgiu um desafio inesperado enquanto você trabalhava em uma empresa e como fez para superá-lo” são exemplos dessas perguntas. Embora os candidatos saibam que vão ser questionados sobre esses tópicos, muitas vezes suas respostas parecem acentuar características positivas, mas na verdade têm o resultado oposto, de prejudicá-los, conforme Marcelo Almeida, da revista IstoÉ.

O que mais reprova os candidatos

Os casos citados por Martins que mais reprovam candidatos fazem parte de um estudo da empresa Robert Half, uma das mais respeitadas no setor de recrutamento e seleção do mundo. De acordo com um estudo publicado em 2019 feito com gestores e líderes de equipes, a companhia criou um ranking com os sete motivos que mais provocam reprovações em entrevistas. Confira:

  1. Mentir no currículo – Aqui vale qualquer tipo de mentira ou omissão. Pode ser o nível de fluência em um idioma, um curso sinalizado como concluído quando ele está paralisado, o motivo de saída de trabalhos anteriores ou outro dado qualquer. Isso porque uma mentira descoberta tende a colocar o recrutador em dúvidas sobre todas as verdades que você disse.
  2. Não ter aderência à cultura e ao clima da empresa – Fica difícil, por exemplo, uma empresa de artigos esportivos acreditar que um candidato avesso a práticas esportivas vá acreditar na companhia e investir esforço para que ela cresça. Assim como comentários com tons de preconceito não serão bem vistos por organizações que valorizam as diferenças entre as pessoas.
  3. Não demonstrar interesse pela vaga – Um dos principais erros dos candidatos é não entrevistar o entrevistador. Fazer perguntas para quem te entrevista faz com que você não fique com dúvidas sobre a vaga ou faça suposições indevidas. Tente entender, por exemplo, o que esperam de você à frente do cargo, qual motivo que fez com que a vaga ficasse em aberto, como é o clima entre os profissionais da companhia.
  4. Falar mal do antigo empregador – Por mais que você sinta mágoas do antigo empregador, procure não fornecer informações sobre ele com base em emoções. Responda o que for questionado sem mentiras, porém com o cuidado de reconhecer as contribuições dele para o seu desenvolvimento como pessoa e profissional. Pode ser, por exemplo, que o temperamento ruim do seu antigo gestor tenha te ensinado a ser mais resiliente.
  5. Não saber se comunicar – Aqui, não estamos falando de pessoas tímidas, pois ninguém precisa se fantasiar de extrovertido para ser aprovado em um processo seletivo. Mas, é fundamental que o candidato consiga apresentar discursos claros e objetivos, sempre com base em fatos e dados.
  6. Não saber ouvir – Procure não interromper o recrutador enquanto ele transmite uma informação e só responda a um questionamento após se certificar de que entendeu a pergunta. Isso facilitará muito o bom andamento da conversa.
  7. Não se preparar para a entrevista – Talvez isso seja um absurdo para você, mas existem pessoas que entram em uma sala de entrevistas sem nem ao menos ter visitado o site da companhia. Isso é muito malvisto pelos recrutadores. Ao receber convocação para um processo seletivo, busque informações sobre a empresa e o posicionamento dela no mercado e diante da concorrência. Se possível, busque também dados sobre a pessoa que vai te entrevistar.

Veja também

MDB é uma legenda cobiçada para 2026?

A sinalização de Jair Bolsonaro (PL) de que caminhará ao centro nas alianças partidárias em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!