O senador Jorge Seif (PL-SC) chegou a ter um encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, considerado o algoz do bolsonarismo, para falar segundo a coluna de Bela Megale, no O Globo, sobre seu processo de cassação. A conversa fez parte de um périplo realizado pelo parlamentar na busca de preservar seu mandato.
Segundo aliados de Seif, o governador deu a garantia a Moraes de que não falará mais sobre membros do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar se destacava como uma das vozes mais críticas do Senado à atuação dos magistrados. Seif, inclusive, capitaneou um pedido de impeachment contra o presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, que foi protocolado na Casa, mas nunca chegou a ser apreciado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Com a aproximação de seu julgamento no TSE, Seif passou a baixar o tom contra o Judiciário. O episódio envolvendo o bilionário Elon Musk, dono do X, que fez diversas críticas e ataques a Alexandre de Moraes, foi ignorado pelo senador, enquanto boa parte dos bolsonaristas surfou na onda contra o magistrado.
O responsável por promover o encontro de Seif com Moraes foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O pupilo do ex-presidente também ponderou junto a ministros do TSE e STF os desgastes que a cassação de Seif poderia causar para a corte.
O julgamento do parlamentar sofreu uma reviravolta, como revelou o repórter Rafael Moraes Moura, da equipe da colunista Malu Gaspar. O relator do caso, Floriano Azevedo, que inicialmente havia dividido um voto com os colegas pela cassação, mudou de postura e enviou um novo texto aos magistrados, nesta terça-feira, dia do julgamento, pela absolvição de Seif.