O ministro é o chefe da Casa Civil, que faz parte da Presidência da República, dos governos estaduais e municipais. A Casa Civil é diretamente ligada ao Poder Executivo e tem como principal função auxiliar o governo na organização e planejamento do seu funcionamento.
O que faz o ministro da Casa Civil?
O ministro responsável pela Casa Civil é indicado pelo chefe do Executivo (presidente, governador ou prefeito) e deve ser uma pessoa de sua confiança. De acordo com a Lei nº 8.490/92 o ministro-chefe da Casa Civil é o responsável por:
assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente na coordenação da ação governamental e no relacionamento com o Congresso Nacional.
Para ajudar no bom funcionamento do governo o ministro tem como funções:
Auxiliar o presidente a fazer a coordenação das políticas e projetos que devem ser colocados em prática;
Chefiar todos os outros Ministérios que fazem parte do governo;
Conversar com as bancadas do Senado Federal, Câmara de deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras municipais para garantir a aprovação de projetos que interessem ao governo;
Acompanhar o andamento dos planos de governo;
Verificar se os atos do chefe do Poder Executivo são constitucionais;
Indicar pessoas para assumir outros Ministérios e Secretarias.
O que é a Casa Civil?
Além de ser responsável por assessorar o chefe do Poder Executivo e coordenar os outros Ministérios, a Casa Civil deve verificar a constitucionalidade e o cabimento das propostas que serão enviadas para análise e votação no Poder Legislativo.
A Casa Civil também é a responsável pela execução e pela publicação de todos os atos oficiais do governo.
O órgão existe em todas as esferas de governo do Brasil. De acordo com a área de jurisdição a Casa Civil funciona como um Ministério ou uma Secretaria. No Governo Federal a Casa Civil tem status de Ministério. Já nos governos estaduais e municipais a Casa Civil funciona como uma Secretaria.