quinta-feira 21 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em junho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto. — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Home / Mundo / MUNDO / O que esperar da viagem de Lula à cúpula entre Celac e União Europeia
sábado 15 de julho de 2023 às 17:53h

O que esperar da viagem de Lula à cúpula entre Celac e União Europeia

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou neste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, para a 3ª reunião de cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

A cúpula acontecerá em 17 e 18 de julho na capital belga. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que está no comando rotativo da União Europeia. Lula, por sua vez, também preside o Mercosul temporariamente, bloco que negocia um acordo comercial com a UE.

O encontro, o primeiro entre os dois blocos desde 2015, vai tratar de temas de interesse internacional. Em paralelo, o presidente brasileiro também terá outros compromissos.

Lula terá até sete encontros bilaterais e deve se reunir com o rei e o primeiro-ministro belgas, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Entre os temas que devem ser explorados na cúpula estão a questão ambiental e climática e democracia.

Na sexta, já ocorreram reunião dos negociadores dos países envolvidos na cúpula, em Bruxelas. Eles discutem o rascunho da declaração final da cúpula.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, disse que existe uma dificuldade de negociar um texto longo com tantos países (são 60 – 33 latinos e caribenhos e 27 europeus) e que vai ser uma declaração mais curta do que inicialmente proposto.

Somados os dois blocos, Celac e União Europeia reúnem 60 países. A última cúpula aconteceu em 2015, também na Bélgica.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!