Estimulante
A cafeína inibe o neurotransmissor conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Isso explica a ação estimulante do café. Quem para de beber café, talvez se sinta menos acelerado.
Abstinência
Um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelou que a energia que sentimos logo depois que tomamos um café é, na verdade, reflexo dos sintomas da abstinência de cafeína. Então estamos apenas alimentando nosso vício na substância.
Ação analgésica
A cafeína tem efeito vasoconstritor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca. Então, no começo, não beber café pode causar mais dores de cabeça.
Tipo morfina
O café tem uma ação semelhante a da morfina, amenizando ansiedade e dores. Não beber café pode, em alguns casos, causar mais estresse.
Doenças cardiovasculares
Não beber café pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O café contém polifenóis, antioxidantes naturais que evitam a ação dos radicais livres, e isso protege o coração de doenças cardiovasculares.
Facilita a respiração
Para pessoas com problemas respiratórios como bronquite ou asma, beber café pode ser bom. O café estimula o aumento da frequência cardíaca ao mesmo tempo em que causa dilatação dos brônquios, facilitando assim a respiração.
Performance feminina
Outro estudo da Universidade de Bristol analisou que depois de tomar café as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo.
Performance masculina
O mesmo estudo revelou que os homens tomam decisões mais rapidamente e são menos agressivos quando não bebem café.
Dor de estômago
O café também estimula a produção de ácido gástrico, que pode irritar o estômago gerando dor e desconforto. Isso explica porque café dá azia. Mudar esse hábito pode fazer a pessoa se sentir melhor.
Rins
A cafeína dilata os vasos sanguíneos dos rins e estimula a secreção de xixi. Isso pode ser um problema para quem bebe café em excesso.
Hormônios
Acredita-se que parar de beber café faz com que o estrogênio, o hormônio feminino, circule por menos tempo na corrente sanguínea.
Emagrece
O café também pode ajudar a perder peso porque estimula a lipólise, que é a quebra da gordura.
Engorda
Porém, o café em excesso pode ter o efeito contrário, pois ele aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que está diretamente vinculado ao aumento do peso.
Ciclo menstural
Também existe a teoria de que o café pode elevar os níveis de estrogênio e causar alterações no ciclo menstrual. Então, quem quer ter um ciclo regular pode se beneficiar do fato de parar de beber café.
Dores
Níveis elevados de estrogênio também podem gerar dores nos s e i o s.
Tamanho menor
Outro estudo sobre como a cafeína altera os níveis de estrogênio no corpo da m u l h e r foi feito pela Universidade de Lund, na Suécia. Segundo eles, essas oscilações podem causar diminuição no tamanho dos s e i o s.
Diabetes
Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que o café reduz o risco de diabetes tipo II.
Ajuda a controlar distúrbios cognitivos
O café também está associado a diminuição do risco de problemas cognitivos como demência, principalmente a doença de Alzheimer.
Intestino em funcionamento
Parar de beber café pode diminuir as idas ao banheiro. A bebida libera gastrina, que aumenta a atividade motora do cólon.
Mente sã
Para manter a mente calma, é bom diminuir a ingestão de café. Um estudo realizado na Universidade de Durham (Reino Unido) revelou que as pessoas que consumiam pelo menos 315 mg de cafeína por dia eram três vezes mais propensas a ter alucinações do que as pessoas que consumiam menos café.
Rotina de exercícios
A pessoa que para de tomar café pode sentir menos motivação para ir à academia. O café é um bom estimulante para a hora de praticar exercícios físicos, pois age em partes do cérebro e da medula espinhal que estão ligadas ao processamento da dor, além de dar energia extra e diminuir a dor causada.
Sono
Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine apontou a cafeína como inimiga das boas noites de sono de algumas pessoas, principalmente quando o café é consumido na parte da tarde e da noite.