segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação
Home / DESTAQUE / O que a PF já sabe sobre o papel do general Heleno na Abin paralela
quinta-feira 1 de fevereiro de 2024 às 07:54h

O que a PF já sabe sobre o papel do general Heleno na Abin paralela

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Polícia Federal intimou o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno, para depor segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, na próxima terça-feira (6) sobre o funcionamento de uma Abin paralela.

O motivo da convocação, de acordo com a colunista, é que a PF tem dados que evidenciam que o militar recebeu informações sobre os alvos monitorados ilegalmente pela agência de inteligência enquanto foi ministro de Bolsonaro.

O foco da PF sobre o depoimento de Heleno é esclarecer até que ponto ele tinha conhecimento sobre as ilegalidades praticadas na Abin e quais eram os destinatários dos relatórios produzidos.

A Abin estava no guarda-chuva do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pasta comandada por Heleno na época dos fatos investigados. Procurado, o ex-ministro não atendeu e nem retornou os contatos da coluna.

Na segunda-feira, Heleno disse ao blog da jornalista Andrea Sadi, no “G1”, que não teve participação nos monitoramentos ilegais e que a PF não teria por que chamá-lo para depor. As declarações foram dadas um dia antes dele ser intimado.

Veja também

O que esperar da troca de comando no Congresso com a eleição de sábado (1º)

No próximo sábado (1º), a partir das 11h, no Senado, e das 16h, na Câmara, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!