Dono da Paraná Pesquisas, instituto que mais acertou o resultado das eleições presidenciais de 2022, Murilo Hidalgo explicou à coluna de Matheus Leitão, da Veja, porque novo levantamento, divulgado nesta terça-feira (18) mostra Jair Bolsonaro (PL), líder da extrema-direita brasileira, à frente do presidente Lula da Silva (PT).
Segundo a nova pesquisa de intenções de voto, Bolsonaro teria 36% dos votos contra 33,8% de Lula no primeiro turno. Já no segundo, o ex-presidente teria 45,1% dos votos contra 40,2% do atual mandatário do país.
Na avaliação de Murilo Hidalgo, o eleitor está decepcionado com Lula porque a expectativa, em um terceiro mandato, era de que houvesse uma repetição do que aconteceu nos governos anteriores do petista, quando o poder de compra aumentou muito e a aprovação do político só subia.
“Lula foi eleito porque as pessoas imaginavam o Lula 1 e o Lula 2. Pensavam que iam comprar celular, comprar carro, televisão. As pessoas pensavam que iam pro supermercado comprar o melhor de volta. O sonho acabou. O sonho virou pesadelo. A política é feita de sonhos e de vendas. Então imaginava-se o quê? Que a vida das pessoas ia mudar. E não mudou. Principalmente, o que tá arrebentando ele é o supermercado, o preço dos alimentos”, explicou Murilo Hidalgo.
Nos últimos cinco anos, o preço da alimentação no domicílio subiu 55%, bem acima da inflação geral do período, que ficou em 33%, segundo o IPCA, do IBGE. Essa é uma das causas mais diretas para a queda na popularidade do presidente Lula.
O caso do Pix também refletiu negativamente.