O momento complicado vivido pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL) na eleição para a prefeitura de São Paulo, quando ele acaba de ser superado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), acontece no momento em que o seu principal padrinho político também não vive uma boa fase na maior cidade do país.
Segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 24 e 28 de maio e publicado nesta quarta-feira, 29, Nunes tem 33,1% das intenções de voto contra 26,9% de Boulos. Como a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, o prefeito tem pequena vantagem sobre o seu maior adversário – leia matéria aqui.
A mesma pesquisa mostra que na cidade o presidente Lula também não vai bem: 50,5% aprovam o seu terceiro mandato à frente do país, enquanto 45,7% desaprovam e outros 3,8% não souberam ou não responderam.
É a menor taxa de aprovação e a maior de reprovação nos últimos cinco levantamentos feitos pelo instituto na capital paulista – em setembro, por exemplo, 59,8% aprovavam o trabalho do petista e 37,4% o desaprovavam.
Boulos conta muito com a ajuda de Lula para derrotar Nunes. O presidente também conta muito com a vitória do deputado para evitar que um nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro vença na capital mais populosa do país, o que seria ruim para os planos de reeleição do petista em 2026.