Um seminário organizado pelo PT para ocorrer em dezembro tem sido visto por aliados da presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, como o início do processo de sucessão no comando da sigla. A informação foi publicada pela Bela Megale, do O Globo.
O tema do encontro, de acordo com a colunista do jornal, serão novas formas de comunicação do PT que se mostraram urgentes, com as derrotas na eleição municipal deste ano. O debate sobre o processo sucessório, no entanto, também deve começar a ocorrer neste encontro, mesmo que de maneira informal.
A presidente do PT defende que haja um consenso sobre o nome que vai sucedê-la. Na avaliação que Gleisi faz a aliados, seria interessante avaliar um nome do Nordeste para ocupar o posto. O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, no entanto, já sinalizou que seu nome está colocado na disputa e que ele não vai recuar.
Como informou a coluna, o impasse pode causar um racha na CNB, a corrente majoritária do PT que integra nomes como Gleisi, Edinho, Lula, Fernando Haddad e José Dirceu.