Um nome causou surpresa na pesquisa contratada pelo PL para testar nomes do bolsonarismo para a Presidência: Ratinho Júnior (PSD). O governador do Paraná aparece de acordo com a colunista Bela Megale, do O Globo, como o mais bem colocado em cenários testados contra Lula, depois de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A distância para o petista é considerável, segundo os dados do Instituto Paraná Pesquisas. O presidente Lula da Silva (PT) aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Ratinho Júnior figura em segundo lugar, com 14,2%. Depois estão Ciro Gomes (12,4%), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (7,5%), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (3,3%) e o governador do Pará, Helder Barbalho (0,7%).
Entre os governadores de direita testados na pesquisa realizada entre 18 e 22 de julho, o melhor colocado foi Tarcísio de Freitas, com 24,4% das intenções de voto. Lula aparece na liderança, com 38,9%. Hoje, o nome governador de São Paulo desponta como o favorito para representar o bolsonarismo em 2026, na eleição presidencial.
O levantamento para Presidência também testou o nome do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), no lugar de Ratinho. Zema ficou em terceiro, com 13,1% das intenções de voto. O mineiro está atrás de Lula, com 38,8%, e de Ciro Gomes, com 13,3%.
Integrantes do PL avaliam que o fator que mais pesa contra Ratinho Júnior é seu partido, o PSD, fundado e presidido por Gilberto Kassab. Desafeto político de Jair Bolsonaro (PL), Kassab também foi escolhido por Valdemar Costa Neto, mandachuva do PL, como seu mais novo inimigo.