segunda-feira 7 de outubro de 2024
Os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Eduardo Girão (Novo-CE) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), candidatos às prefeituras de Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia, respectivamente, votando neste domingo - Foto: Reprodução/Instagram
Home / DESTAQUE / O fracasso das candidaturas de senadores a prefeituras nestas eleições
segunda-feira 7 de outubro de 2024 às 13:07h

O fracasso das candidaturas de senadores a prefeituras nestas eleições

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Os três senadores que se candidataram a prefeituras nesta eleições municipais colheram grandes derrotas neste último domingo (6).

Candidato à prefeito de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos) recebeu segundo Gustavo Maia, da Veja, apenas 12.712 votos, que representaram exatamente 1% dos votos válidos. Ele ficou em sétimo lugar na disputa.

A capital de Minas Gerais terá Bruno Engler (PL), e o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), no segundo turno. Os dois obtiveram, respectivamente, 34,38% e 26,54% dos votos válidos, seguidos de Mauro Tramonte (Republicanos), com 15,22%, Gabriel (MDB0, com 10,55%, Duda Salabert (PDT), com 7,68%, e Rogerio Correia (PT), com 4,37%.

Em Fortaleza, Eduardo Girão (Novo) terminou em quinto lugar, com apenas 1,06% dos votos válidos — 14.878, em números absolutos.

Foi superado por dois candidatos de direita e dois de esquerda. O deputado federal André Fernandes (PL), com 40,2% dos votos válidos, e o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 34,33%, disputarão o segundo turno. Na sequência, vieram o atual prefeito, José Sarto (PDT), com 11,75%, e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), com 11,4%.

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD) também terminou em quinto na disputa pela Prefeitura de Goiânia, com 45.186 votos (6,57% dos válidos).

Fred Rodrigues (PL), com 31,14% e Sandro Mabel (União Brasil), com 27,66%, vão se enfrentar nas urnas no próximo dia 27. Adriana Accorsi (PT) teve 24,44% dos votos válidos e Matheus Ribeiro (PSDB), 6,81%. A dias da votação, Cardoso aparecia em pesquisas com chances de ir ao segundo turno, mas desidratou na reta final da campanha.

O único senador a se eleger neste domingo foi Rodrigo Cunha (Podemos), candidato a vice-prefeito de JHC (PL), que foi reeleito prefeito de Maceió com 83,25% dos votos válidos.

Em tempo: os quatro senadores que se candidataram neste pleito foram eleitos para os atuais mandatos de oito anos em 2018.

Veja também

Brasil possui mais de 1,5 mil barragens com alto risco de rompimento, aponta pesquisa

A situação das barragens brasileiras continua preocupante, mesmo após os desastres em Mariana e Brumadinho. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!