quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Home / DESTAQUE / O favorito por Alexandre de Moraes para ocupar a próxima vaga do STF
segunda-feira 30 de janeiro de 2023 às 10:43h

O favorito por Alexandre de Moraes para ocupar a próxima vaga do STF

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes já tem um nome favorito segundo a colunista Bela Megale, do O globo, para ocupar a próxima vaga da corte que será aberta: Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Colegas de Moraes no próprio STF afirmam que o ministro tem deixado claro, em conversas nos bastidores, que considera Salomão o nome “mais preparado” para ocupar o posto de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio. Os dois se aproximaram nos anos em que atuaram como colegas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na corte eleitoral, Salomão e Moraes construíram juntos teses que hoje podem embasar ações com potencial de tornar Jair Bolsonaro inelegível.

Entre esses julgamentos está o que cassou o ex-deputado estadual Fernando Francischini por propagar fake news contra as urnas. Outro caso foi o que concluiu que ficou comprovada a existência de um esquema ilícito para propagar notícias falsas em 2018 com o intuito de beneficiar Bolsonaro na eleição. O TSE avaliou, porém, que não ficou demonstrada gravidade suficiente para cassar a chapa. Em ambos os casos, Salomão foi o relator e exercia o cargo de corregedor-geral eleitoral.

Atualmente, Salomão é corregedor nacional de Justiça no biênio 2022-2024. Ele desponta como um dos principais articuladores do meio judiciário e tem bom trânsito entre políticos. O magistrado demonstrou força no ano passado, ao conseguir colocar seu candidato, o desembargador Messod Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF-2), como o mais votados na lista quádrupla para integrar o STJ. Em novembro, o então presidente Bolsonaro nomeou Azulay para a corte.

Apesar de ter um padrinho de peso e de ser bem visto no STF, Salomão não é consenso na corte, diz Bela Megale. Outros magistrados que serão ouvidos por Lula no processo de escolha, como Lewandowski, mostram preferência por outros nomes.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!