O Congresso vai realizar nesta quinta-feira (5), no plenário da Câmara dos Deputados, uma sessão solene para marcar os 35 anos da promulgação da Constituição.
Além de discursos lembrando a tentativa de golpe no 8 de janeiro, o plenário Ulysses Guimarães terá o clima segundo a coluna de Robson Bonin, coluna Radar, de constrangimento marcado pelo momento de atrito entre o STF e os parlamentares.
Nesta quarta, véspera do evento, a CCJ do Senado aprovou uma proposta que retira poderes de ministros do tribunal. Na Câmara, outras matérias ganham terreno para também fragilizar o Supremo, justamente o poder que tem o dever de guardar a Constituição e fazer cumprir as leis.
Presidente do Supremo, o ministro Luís Roberto Barroso deu uma entrevista nesta quarta para dizer que a ofensiva do Legislativo não tem motivação na realidade. Os parlamentares ignoraram a fala e seguem dispostos a aprovar matérias que “enquadrem” o STF.
É nesse clima pesado que será lançado, pelos Correios, um selo comemorativo. Haverá também o lançamento do livro A Voz do Cidadão na Constituinte, da Edições Câmara.