domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / O dado do Datafolha que mais preocupa a campanha de Bolsonaro
sexta-feira 16 de setembro de 2022 às 06:33h

O dado do Datafolha que mais preocupa a campanha de Bolsonaro

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo a coluna de Bela Megale, o empate técnico entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB) na disputa pelo governo paulista apontada pelo Datafolha foi o maior banho de água fria na campanha de Bolsonaro. Isso porque há o risco de o presidente ficar sem palanque em São Paulo, maior colégio eleitoral do país e estado estratégico, caso Bolsonaro vá para um segundo turno com Lula.

Integrantes da equipe do presidente relataram à coluna que a expectativa era de que o ex-ministro se consolidasse nessa pesquisa como o adversário que iria para o segundo turno com Fernando Haddad (PT). O petista segue na liderança com 36% das intenções de voto, Tarcísio oscilou um ponto para cima, chegando a 22% e Rodrigo quatro pontos, alcançado 19% das intenções de voto.

A estabilidade de Tarcísio frustrou a campanha presidencial, que esperava que ele colhesse frutos da melhora na economia e da postura mais ponderada que Bolsonaro tem buscado adotar na reta final da campanha.

Os pontos, no entanto, foram para Rodrigo Garcia, que, na avaliação da equipe de Bolsonaro, estaria conseguindo receber mais votos por ter a máquina do governo tucano nas mãos. Há também a leitura de que ele capitaneou os votos dos indecisos que não querem nem Lula nem Bolsonaro e que teria surfado na rejeição do presidente entre as mulheres. Como informou a coluna, as campanhas de Tarcísio e Bolsonaro temiam que o ataque do deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães consolidasse a resistência que o eleitorado feminino apresenta a Bolsonaro.

Outro fantasma paira na equipe de Bolsonaro é o receio de que o eleitor paulista se convença de que Rodrigo Garcia teria mais chances de derrotar Haddad e prefira o voto útil no tucano. O Datafolha mostra que, no segundo turno, o petista está seis pontos percentuais à frente de Rodrigo e 18% à frente de Tarcísio.

Veja também

Brasil aumentou em 8% coleta de células-tronco de medula óssea

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado aumento do número de coleta de células …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!