sexta-feira 22 de novembro de 2024
Lula se reuniu com ministros do STJ Reprodução STJ
Home / DESTAQUE / O ‘climão’ entre ministros do STJ alinhados a Bolsonaro durante a reunião com Lula
segunda-feira 19 de dezembro de 2022 às 18:25h

O ‘climão’ entre ministros do STJ alinhados a Bolsonaro durante a reunião com Lula

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A conversa de Lula com os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira (19), teve segundo Bela Megale, do O Globo, um momento de “climão” notado por magistrados da corte. Em certo momento, o presidente eleito criticou a relação adotada por alguns membros do Judiciário e Bolsonaro que chamou de “ação entre amigos”.

Ministros da corte relataram à coluna que a fala criou constrangimento em relação a nomes do STJ que atuaram em sintonia com Bolsonaro, na tentativa de serem nomeados para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles estavam o ministro João Otávio Noronha, que suspendeu o trâmite da denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. O magistrado também concedeu prisão domiciliar ao seu ex-assessor e pivô do caso, Fabrício Queiroz.

Outro magistrado da corte que atuou como aliado do governo Bolsonaro durante sua gestão como presidente do STJ foi Humberto Martins. O ministro chegou a ser o nome preferido de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para o Supremo, mas sua relação com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que se tornou algoz do presidente na CPI da pandemia, enterrou qualquer chance.

A fala foi feita quando Lula destacou que trabalhará para restabelecer a institucionalidade com o poder Judiciário. O clima que predominou na agenda, que teve a participação de 25 ministros, foi de descontração. O presidente eleito afirmou também que pedirá ao futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, manter contato permanente com a corte para ouvir sugestões de seus integrantes.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!