quinta-feira 21 de novembro de 2024
André Esteves, presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual
Home / DESTAQUE / O Brasil avança independentemente de Lula ou Bolsonaro, diz André Esteves
quinta-feira 24 de outubro de 2024 às 05:55h

O Brasil avança independentemente de Lula ou Bolsonaro, diz André Esteves

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, André Esteves, enxerga que o Brasil teve melhoras institucionais o suficiente para que o avanço econômico dependa menos de quem detém a faixa presidencial.

Durante o Bloomberg New Economy at B20, evento que ocorre em São Paulo nesta última quarta-feira (23), o executivo do BTG Pactual defendeu que o Brasil teve avanços significativos ‘nessa e na antiga administração’. Nessa toada, André Esteves citou privatizações e reformas recentes.

“Com Lula fizemos uma reforma tributária, na gestão Bolsonaro tivemos a reforma da previdência. Às vezes reclamamos de algo, mas a verdade é que evoluímos muito institucionalmente; estamos tendo e teremos avanços independentemente de quem esteja no poder”, disse.

“Nesse sentido muita coisa aconteceu no Brasil, tivemos uma série de privatizações e concessões. Privatizamos três das seis maiores estatais: a Sabesp há poucos meses, no ano passado a Copel e anteriormente a Eletrobras, que era nossa terceira maior empresa estatal, e a verdade é que sociedade tem tido uma avaliação positiva disso”, completou.

Independência do Banco Central
Em suas falas, Esteves também citou a independência do Banco Central (BC) como um avanço institucional relevante.

Ao ser indagado sobre uma eventual intervenção do executivo na autoridade monetária, o banqueiro foi categórico em dizer que isso está fora do radar.

“A atuação do Banco Central será estritamente técnica e eu não tenho dúvidas disso”.

Onde o governo Lula acertou e errou

Questionado sobre os acertos do atual governo, o banqueiro declarou que “Haddad está fazendo um bom trabalho”.

A sua visão é de que o ministro da Fazenda tem identificado as necessidades mais urgentes de uma estrutura fiscal.

“Devo lembrar que recebemos um ‘upgrade’ das agências de risco e estamos a um passo do investment grade [grau de investimento]. Tivemos um passado sem disciplina fiscal e agora temos que entregar resultados melhores. Haddad está ciente disso”.

Sobre os erros do Governo Lula, Esteves disse que ainda é cedo para cravar algo, mas não deixou de tecer um comentário sobre o que acha necessário vindo de Brasília: na sua visão, é necessário calibrar políticas sociais para reduzir o gasto público.

“No Brasil criamos o suporte social, uma rede de renda básica que é excelente, uma conquista do Brasil. Mas agora que temos o desemprego mais próximo de zero, temos que aliviar essas políticas e manter um fluxo de entrada no mercado de trabalho”, disse André Esteves.

Veja também

Reunião da CCJ da Câmara de Salvador aprecia 32 proposições de vereadores

Uma reunião realizada na última terça-feira (19), pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!