Primeiro ministro indicado por Jair Bolsonaro (PL) ao STF, Kassio Nunes Marques não vai participar nesta quinta-feira, 26, do julgamento no TSE que pode levar a uma nova condenação do ex-presidente à inelegibilidade, informa O Globo.
Nunes Marques, que está fora de Brasília para participar de um evento internacional, já havia avisado a Alexandre de Moraes, que preside a corte eleitoral, sobre sua ausência; Dias Toffoli, que é ministro-substituto do TSE, participará da sessão em seu lugar. O ministro também não participou dos julgamentos do Supremo nesta quarta, 25.
Na quinta, o TSE vai retomar o julgamento de mais três processos contra Bolsonaro, começando pela leitura do voto do relator, Benedito Gonçalves. Desta vez, a corte vai discutir se houve abuso de poder político e econômico nas comemorações do Sete de Setembro em 2022.
No final de junho, o tribunal tornou o ex-presidente inelegível por oito anos em razão da reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, na qual Bolsonaro pôs em dúvida o sistema eleitoral.