O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Plínio Carneiro Filho, deu posse a oito novos auditores de controle externo e de infraestrutura, selecionados pelo órgão em concurso público realizado no ano passado. Ao saudar os novos servidores, reafirmou sua disposição de priorizar as auditorias externas, de acompanhamento das obras e serviços prestados pelos municípios, de modo a evitar eventuais desperdícios ou desvios dos recursos públicos aplicados. “Isto é o que interessa aos cidadãos, e é o trabalho que caberá a vocês. Estou certo de que todos irão se empenhar com entusiasmo no cumprimento dos deveres que agora assumem, para que o TCM continue atendendo com presteza e correção suas obrigações para com a sociedade”, disse.
O TCM já havia convocado 16 outros profissionais aprovados no concurso, sendo 14 para o cargo de auditor estadual de controle externo e dois para o de auditor estadual de infraestrutura. A partir da próxima semana os novos auditores participam de um curso formação e especialização, para que possam exercer plenamente suas funções. Após este período serão designados para iniciar o trabalho nos órgãos técnicos do tribunal em Salvador e nas inspetorias regionais de controle externo, que funcionam nas diversas regiões do estado.
Também participaram da cerimônia de posse o superintendente de Controle Externo do TCM, Antônio Emanuel Andrade de Souza, o auditor e conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva – que chefiou a comissão encarregada do concurso público –, o diretor da Gerência de Pessoal, Augusto Freire Bastos, o diretor da 2ª Diretoria de Controle Externo, Lenival Gonçalves Filho, e a diretora da Diretoria de Ato de Pessoal, Maria de Nazaré Oliveira.