Os quatro novos auditores estaduais de controle externo, que foram aprovados em concurso público realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e tomaram posse na última sexta-feira (6), iniciaram na manhã segunda-feira (9) o curso de integração e formação para que possam exercer as suas funções nas equipes do Ministério Público de Contas e das Inspetorias Regionais do TCM da Bahia.
A capacitação foi elaborada em parceira com a Escola de Contas do Tribunal e contempla conteúdos técnicos voltados para a atividade de fiscalização. O curso de formação se estenderá até a próxima terça-feira (10/01) e terá, ao todo, 16 horas/aulas.
Os novos auditores foram recepcionados pelo superintendente de Controle Externo em exercício, Vitor Maciel, e pela diretora do Núcleo de Recursos Humanos, Luíza Josefina Rego. Eles deram as boas-vindas aos profissionais e discorreram sobre os desafios, deveres e responsabilidades do TCM como órgão de controle externo das administrações municipais.
O primeiro módulo do curso foi inaugurado pelo próprio Vitor Maciel, que falou sobre a estrutura, competências e processos-chave das áreas técnicas do Tribunal. Em seguida, Luíza Rego passou aos presentes orientações sobre a Avaliação de Desempenho do Servidor – ADS, teletrabalho, progressão funcional, férias e as possibilidades de remoção.
Já o segundo módulo – iniciado na tarde desta segunda-feira e que será finalizado apenas na terça-feira – é ministrado pelos auditores Felipe Souto, André Rêgo e Pedro Henrique Rodrigues e fará simulações práticas de trabalhos desenvolvidos pelas IRCE’s do TCM, com a utilização dos sistemas de informação do Tribunal.