Os cinco novos auditores estaduais de controle externo, que foram aprovados em concurso público realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – agora convocados a assumir os cargos – iniciaram nesta segunda-feira (26) o curso introdutório para que possam exercer as suas funções junto à Superintendência de Controle Externo. A grade temática do curso de capacitação foi elaborada em parceira com a Escola de Contas do TCM e contempla, nesta primeira fase, conteúdos técnicos voltados para a atividade de fiscalização. O curso de formação se estenderá até a próxima sexta-feira (30) e terá, ao todo, 20 horas/aulas.
O treinamento para os novos auditores teve início após encontro que contou com a participação do diretor adjunto da Escola de Contas, José Francisco de Carvalho Neto, o superintendente de planejamento e gestão, Antônio Carlos da Silva e o superintendente de controle externo, Antônio Emanuel de Souza. Eles deram as boas-vindas aos novos servidores e discorreram sobre os desafios, deveres e responsabilidades do TCM como órgão de controle externo das administrações municipais.
Em seguida, o diretor de Assistência aos Municípios (DAM), Alessandro Prazeres de Macedo, inaugurou o primeiro módulo da capacitação, abordando a estrutura e competência dos órgãos técnicos e administrativos do TCM. Essa primeira etapa será encerrada nesta terça-feira (27/07), com a apresentação dos assessores Pedro Vieira e Valfredo Roque sobre informações estratégicas no exercício do controle externo.
Na quarta-feira (28/07), a auditora estadual de infraestrutura, Maianí Clímaco, vai falar sobre os requisitos fundamentais das auditorias e inspeções realizadas pelo TCM. Já na quinta-feira (29/07), o diretor de Tecnologia da Informação, Mauro de Castro Portugal, apresenta os sistemas e ferramentas eletrônicas utilizados pelo TCM para captação, acompanhamento e análise das contas municipais. E, encerrando a parte teórica, na sexta-feira (30/07), a procuradora-chefe Camila Vasquez vai debater com os novos auditores sobre a atuação do Ministério Público de Contas junto ao TCM.