segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Novos auditores do TCE da Bahia conhecem estrutura, atuações e funcionamento das unidades
quinta-feira 3 de outubro de 2024 às 16:22h

Novos auditores do TCE da Bahia conhecem estrutura, atuações e funcionamento das unidades

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Com o propósito de apresentar aos novos auditores, empossados na última terça-feira (1º), uma visão geral do seu novo ambiente de trabalho, foi realizada na quarta-feira (2) uma edição especial do programa “Conhecendo o TCE”, por meio do qual os novos servidores tiveram a oportunidade de ter acesso a noções sobre o funcionamento, a estrutura, a competência, o alcance da atuação e os procedimentos auditoriais básicos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). Realizado na sala de treinamentos da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o evento foi aberto pelo conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, diretor da unidade educacional da Corte de Contas e contou com a participação, ainda, de gestores das várias unidades da instituição e da procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Camila Luz.

O conselheiro, além de dar as boas-vindas aos novos auditores, fez um relato sobre a sua própria trajetória como auditor no TCE, ele que entrou no Tribunal como auditor, e procurou apresentar um breve histórico da Corte de Contas da Bahia e também dos primórdios das auditorias. Sempre de forma descontraída, o diretor da ECPL deu conselhos aos novos auditores e até surpreendeu e emocionou a todos ao apresentar, em transmissão ao vivo, a figura de Dona Perolina, 101 anos, avó de um dos recém-nomeados, Joubert Neto. Apesar da idade avançada, Dona Perolina é muito lúcida e produtiva, e fez um breve depoimento sobre as qualidades do neto.

Durante a apresentação de slides do programa “Conhecendo o TCE”, que relata a história da instituição e cita várias figuras importantes na trajetória do TCE/BA, Inaldo Araújo ainda fez questão de, em meio ao relato de casos e episódios históricos, salientar aos novos auditores que eles estão ingressando numa das instituições que mais investem em qualificação no Brasil, recomendando a todos que aproveitem bem as oportunidades que o Tribunal proporciona.

Ao final de sua apresentação, o conselheiro presenteou os auditores com exemplares da versão impressa, em português, dos Manuais de Auditoria Financeira, Operacional e de Conformidade. Os livros são fruto de um esforço conjunto entre o TCE/BA, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Banco Mundial (Bird), a Intosai Development Initiative, o Tesouro Nacional e o Governo do Estado da Bahia. E também ofertou exemplares do Livro de Ouro “Uma breve história do controle: na visão de um Tribunal centenário”, publicado como parte do aniversário de 100 anos do TCE/BA.

Ambientação

O programa completo do evento teve a participação de palestrantes das diversas unidades do TCE, além do MPC, todos discorrendo sobre a área de atuação, as competências e a estrutura, citando exemplos. Procurando ajudar os novos servidores a se ambientarem melhor, foram transmitidas informações importantes acerca do funcionamento dos setores que compõem a Corte de Contas, preparando-os para as funções que irão exercer de agora em diante.

Foram palestrantes: Mário Silva, titular da Secaf (Secretaria de Administração e Finanças); Camila Luz, procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC); Wendel Régis Ramos, assessor-chefe da Assessoria Técnico-Jurídica (Atej); José Raimundo Bastos Aguiar, secretário de Controle Externo (Secex); Edmilson Galiza, diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologia para Auditoria (Cedasc); Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, ouvidora-adjunta (Ouvidoria); Rita Sueli, titular da Auditoria Interna (Audit); Murilo Mota, pela Diretoria de Gestão Estratégica (DGE) e Marta Lemos, da Diretoria de Recursos Humanos.

Depoimentos

“Ao permitir que os novos auditores de controle externo conheçam, em linhas gerais, o conjunto de atividades desenvolvidas pelas unidades técnicas do TCE/BA, o Ciclo de Palestras, indubitavelmente, catalisará os processos de ambientação e de capacitação de referidos servidores”.
Mário Silva, titular da Secaf

“Com base na Lei Estadual 13.192/2014 e a Resolução Normativa do TCE 126/2018, fizemos a contextualização sobre a importância do controle interno exercido pela Audit, no âmbito do TCE/BA. Em seguida, foram apresentadas as competências, a estrutura organizacional, o funcionamento e o alcance da sua atuação”.

Rita Sueli, titular da Auditoria Interna (Audit)

“A apresentação da Ouvidoria foca não apenas em apresentar o setor aos novos servidores, mas as formas com que eles podem interagir com a Ouvidoria, seja apresentando demandas internas como também com demandas externas. Eles, como servidores da casa, podem ser multiplicadores dos nossos canais de comunicação e também, em determinado momento, podem ser demandados a buscar apuração de fatos relatados e oriundos do controle social”.

Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, ouvidora-adjunta da Ouvidoria

Veja também

O que esperar da troca de comando no Congresso com a eleição de sábado (1º)

No próximo sábado (1º), a partir das 11h, no Senado, e das 16h, na Câmara, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!