O site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) está de cara nova para facilitar ainda mais a rotina dos cidadãos, principalmente neste momento de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Quem acessa o site www.sefaz.salvador.ba.gov.br encontra um ambiente mais amigável, intuitivo e como novos serviços para os contribuintes que estão em casa ou em seus escritórios e, mais do que nunca, utilizam os serviços da pasta de forma remota, seja pela internet ou e-mail atendemergencial@sefaz.salvador.ba.gov.br .
Agora, os serviços mais acessados da Secretaria, como 2ª via de IPTU ou TFF, certidão negativa de débitos e emissão de alvarás, entre outros, estão logo à vista dos contribuintes. Também foi disponibilizado um link para o Pague Fácil, uma ferramenta web criada para permitir que os contribuintes que têm mais de um débito com o município consigam pagá-los por meio de um de único DAM (Documento de Arrecadação Municipal) ou até pelo CPF ou CNPJ, sem precisar da Inscrição Imobiliária ou CGA, por exemplo.
Em função das restrições impostas pela pandemia, também foi disponibilizada a Certidão de Inventário, um formulário on-line e autoexplicativo com link direto para o site da Procuradoria Geral do Município (PGM). A medida visa permitir o requerimento de certidão negativa da Dívida Ativa do Município, para fins de tramitação de inventário judicial ou extrajudicial, sem a necessidade de comparecimento presencial.
Segundo a secretária da pasta, Giovanna Victer, a Sefaz tem investido em tecnologia para garantir a isonomia e a justiça tributária na Prefeitura, e todos os esforços estão sendo empreendidos para facilitar ao máximo a vida dos contribuintes nesse momento. “Além dos investimentos diretos feitos durante a pandemia, com R$65 milhões por mês oriundos de recursos de arrecadação, a orientação é para que o nosso pessoal não meça esforços para atender os contribuintes com o máximo de agilidade, transparência e presteza”, garante Giovanna.