sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Novo secretário de Combate ao Racismo do PT-BA é empossado
quinta-feira 19 de dezembro de 2019 às 05:18h

Novo secretário de Combate ao Racismo do PT-BA é empossado

POLÍTICA


O novo secretário de combate ao racismo do PT Bahia, Evilailton José, conhecido como Villa, tomou posse na última segunda-feira (16), em cerimônia realizada no auditório da sede do Bloco Olodum, em Salvador. Seguindo o acordo firmado no Encontros Setoriais do PT, ocorrido em 2017, Villa assume a pasta após dois anos de gestão de Raimundo Nascimento, ex-secretário de Reparação do Estado da Bahia e cumprirá os dois anos restantes da gestão, assumindo a tarefa de fortalecer o debate racial no partido, sobretudo o compromisso firmado no último Congresso Estadual em renovar o PT apartir da construção de candidaturas de negros, mulheres e jovens.

Representando o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, o Secretário Geral, Martiniano Costa, deu posse ao novo secretário de Combate ao Racismo. Martiniano pontuou a qualidade do dabate sobre as eleições municipais realizado pela secretaria e a necessidade de fortalecer o Partido dos Trabalhadores na cidade, ressaltando a necessidade de que “não se abra mão da política de alianças”, de forma a se garantir uma vitória no próximo ano da base do governador Rui Costa. Martiniano também ressaltou a confiança de que o novo secretário conduzirá um excelente trabalho de continuidade da gestão de Raimundo Nascimento, “de debate sobre a presença da secretaria do PT na cidade de Salvador, como uma possibilidade de romper com o racismo, principalmente institucional, aonde as obras, as melhorias não chegam as bairros periféricos, onde está a maioria do povo negro. Ele vai apronfundar isso”, afirmou.

Em sua fala de posse, Villa ressaltou o compromisso com o fortalecimento de uma candidatura negra para Salvador, de algúem que conheça na pele a realidade do povo preto e da necessidade do entendimento pelo governo estadual sobre importância de se discutir uma nova política de drogas. “É isso que mata negros e negras todos os dias na favela, é a falta de debate de uma nova política de combate às drogas. Esta já faliu e está provado, nós estamos enxugando gelo, porque quando a gente vai enterrar um policial, ele é preto; quando a gente vai enterrar uma vítima, ela preta; e quando a gente enterrar um traficante, ele é preto também. Então, a gente precisa constituir aqui um pacto primeiro para ganhar Salvador e depois para apresentar um nome para o Governo do Estado”, afirmou.

Como tarefa da nova gestão, Villa apontou o objetivo de “apresentar o maior número de candidatas e candidatos negros para as câmaras de vereadores, debater a equivocada política de combate às drogas e a necropolítica estabelecida no Brasil”. O novo secretário também destacou o enfrentamento necessário contra o retrocesso político dos programas de reparação estabelecido pelo atual governo federal.

Também estiveram presentes na posse os pré-candidatos em Salvador, Vilma Reis e Moisés Rocha, os ex-secretários de Combate ao Racismo, Raimundo Coutinho e Raimundo Bujão, além do Secretário de Comunicação do PT Bahia, Adolpho Loyola, o presidente do PT Salvador, Ademário Costa, o vereador Luiz Carlos Suíca e o presidente do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Yuri Silva.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!