O novo secretário de combate ao racismo do PT Bahia, Evilailton José, conhecido como Villa, tomou posse na última segunda-feira (16), em cerimônia realizada no auditório da sede do Bloco Olodum, em Salvador. Seguindo o acordo firmado no Encontros Setoriais do PT, ocorrido em 2017, Villa assume a pasta após dois anos de gestão de Raimundo Nascimento, ex-secretário de Reparação do Estado da Bahia e cumprirá os dois anos restantes da gestão, assumindo a tarefa de fortalecer o debate racial no partido, sobretudo o compromisso firmado no último Congresso Estadual em renovar o PT apartir da construção de candidaturas de negros, mulheres e jovens.
Representando o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, o Secretário Geral, Martiniano Costa, deu posse ao novo secretário de Combate ao Racismo. Martiniano pontuou a qualidade do dabate sobre as eleições municipais realizado pela secretaria e a necessidade de fortalecer o Partido dos Trabalhadores na cidade, ressaltando a necessidade de que “não se abra mão da política de alianças”, de forma a se garantir uma vitória no próximo ano da base do governador Rui Costa. Martiniano também ressaltou a confiança de que o novo secretário conduzirá um excelente trabalho de continuidade da gestão de Raimundo Nascimento, “de debate sobre a presença da secretaria do PT na cidade de Salvador, como uma possibilidade de romper com o racismo, principalmente institucional, aonde as obras, as melhorias não chegam as bairros periféricos, onde está a maioria do povo negro. Ele vai apronfundar isso”, afirmou.
Em sua fala de posse, Villa ressaltou o compromisso com o fortalecimento de uma candidatura negra para Salvador, de algúem que conheça na pele a realidade do povo preto e da necessidade do entendimento pelo governo estadual sobre importância de se discutir uma nova política de drogas. “É isso que mata negros e negras todos os dias na favela, é a falta de debate de uma nova política de combate às drogas. Esta já faliu e está provado, nós estamos enxugando gelo, porque quando a gente vai enterrar um policial, ele é preto; quando a gente vai enterrar uma vítima, ela preta; e quando a gente enterrar um traficante, ele é preto também. Então, a gente precisa constituir aqui um pacto primeiro para ganhar Salvador e depois para apresentar um nome para o Governo do Estado”, afirmou.
Como tarefa da nova gestão, Villa apontou o objetivo de “apresentar o maior número de candidatas e candidatos negros para as câmaras de vereadores, debater a equivocada política de combate às drogas e a necropolítica estabelecida no Brasil”. O novo secretário também destacou o enfrentamento necessário contra o retrocesso político dos programas de reparação estabelecido pelo atual governo federal.
Também estiveram presentes na posse os pré-candidatos em Salvador, Vilma Reis e Moisés Rocha, os ex-secretários de Combate ao Racismo, Raimundo Coutinho e Raimundo Bujão, além do Secretário de Comunicação do PT Bahia, Adolpho Loyola, o presidente do PT Salvador, Ademário Costa, o vereador Luiz Carlos Suíca e o presidente do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Yuri Silva.