“O essencial é invisível aos olhos”, diz Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. E essa frase se aplica completamente ao apresentar a terceira geração do Porsche Panamera. Afinal a mudança visual foi discreta, mas é atrás de cada uma das rodas que a marca revolucionou o sedã esportivo.
Batizado de Porsche Active Ride, trata-se de um sistema de suspensão revolucionário que pode fazer o sedã contornar curvas como uma moto e até se tornar um SUV para facilitar a entrada no carro. Tanta versatilidade só é possível porque seus amortecedores são capazes de reagir em tempo real às condições do piso e da carroceria.
É uma evolução da suspensão pneumática ativa que só foi possível pela arquitetura de 400V, que só está presente nos modelos híbridos plug-in. É a combinação de uma mola pneumática de câmara única com amortecedores ajustáveis, cada um com sua própria bomba hidráulica de 400V que pode mudar seus parâmetros 13 vezes por segundo.
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Os amortecedores são equipados com duas válvulas, uma para compressão e outra para retorno e é a bomba hidráulica quem atua para levantar, abaixar e inclinar a carroceria, devidamente comandada por uma central eletrônica dedicada com base nas informações de acelerômetros e sensores de posição. O Active Ride elimina até a barra estabilizadora.
Como Porsche Active Ride se comporta na pista
Estamos falando de um sedã esportivo e nada melhor do que testá-lo na pista até como uma forma de avaliar todo o potencial do novo sistema de suspensão. Já na primeira curva é intrigante o quanto que a carroceria não rola nem um centímetro mesmo a contornando a cerca de 90 km/h.
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O Active Ride é capaz de reduzir a altura da carroceria em 2,5 cm só de um lado, se necessário, a fim de aumentar a aderência contribuindo para a estabilidade da carroceria. É possível fazer uma analogia com a forma que as motos contornam curvas. Essa compensação torna o contorno ainda mais seguro e divertido e permite, inclusive, vencer as curvas em velocidades ainda mais elevadas.
O sistema também desafia as leis da física ao controlar a inclinação da carroceria tanto na frenagem quanto na aceleração, pois compensa em até 3º o movimento para frente ou para trás. Tudo para que a carroceria se mantenha em 90º.
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E essas inclinações não chegam a ser perceptíveis no quick down do acelerador ou mesmo em uma frenagem de emergência, mas fica claro que trata-se de uma estabilidade sem precedentes nessas condições.
Quando disse que o Porsche Panamera pode se parecer com um SUV me refiro a capacidade do Active Ride em elevar o carro em 5,5 cm para facilitar a entrada ou saída do sedã. Basta abrir a porta e a suspensão automaticamente se eleva para tornar o acesso mais tranquilo.
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Independente da versão, o motor a combustão é um V6 2.9 biturbo. No Panamera 4 E-Hybrid gera 304 cv e é combinado ao novo motor elétrico de 190 cv integrado ao câmbio PDK, de dupla embreagem e 8 marchas. A potência combinada é de 470 cv e o torque é de 66,3 kgfm. Com isso, a versão 4 E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.
Já o Panamera 4S E-Hybrid eleva a potência do motor a combustão para 353 cv para obter a potência máxima de 544 cv e torque de 76,5 kgfm. Por isso é mais rápido: acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h.
A evolução do motor elétrico (antes tinha só 136 cv) vem acompanhada de uma nova bateria com 25,6 kWh, 45% mais energia ocupando praticamente o mesmo espaço de antes. Permite rodar até 56 km em modo elétrico (PBEV) e recarrega em 2h39 a 11 kW. O carro acompanha o carregador Wallbox e a Porsche banca a instalação e até mesmo o estudo de carga no local escolhido pelo proprietário.
Mudanças discretas no visual
É uma nova geração, mas com mudanças mais discretas no visual. As tomadas de ar dianteiras estão mais quadradas e os faróis LED Matrix Design (também mais quadrados) agora são equipamento padrão em todos os modelos. Ainda tem uma entrada de ar adicional acima da placa dianteira.
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As janelas laterais têm novo formato, mais sedã, e tem novas lanternas com efeito tridimensional em dois níveis que conferem ainda mais sofisticação para o novo Panamera.
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Por dentro, há um novo console central porque o seletor de marcha foi deslocado para uma posição entre o quadro de instrumentos de 12,6 polegadas e a central multimídia.
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Ainda tem um display de 10,9″ para o passageiro, que custa R$ 5.881, que inibe a visualização por parte do motorista e permite que ele veja dados de desempenho do veículo e altere configurações da tela central.
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O Panamera 4 E-Hybrid parte dos R$ 803.000 e o 4S E-Hybrid dos R$ 922.000. Mas o sistema Porsche Active Ride é um opcional que custa R$ 57.494 extras. Trata-se do preço de um carro seminovo no mercado, mas convenhamos que se é para ter a terceira geração do Panamera que seja com esse sistema de suspensão que traz uma dinâmica única.
Ficha Técnica – Porsche Panamera 4S E-Hybrid
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V6, 2.894 cm³, 353 a 6.000 rpm, 51 kgfm a 1.900 rpm; elétrico de 190 cv e 45,9 kgfm; potência combinada, 544 cv; torque combinado, 76,5 kgfm
Câmbio: automatizado, 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica, 11,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: pneumática, Duplo A (diant.), multilink (tras.)
Freios: discos ventilados
Pneus: 275/40 R20 (diant.) 315/35 R20 (tras.)
Peso: 2.255 kg
Dimensões: comprimento, 505,2 cm; largura, 193,7 cm; altura, 142,3 cm; entre-eixos, 295 cm; porta-malas, 585 l, tanque, 80 l