sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Sérgio Figueiredo/MP-BA
Home / JUSTIÇA / Novo plano estratégico do MP-BA entra na fase de consolidação
sexta-feira 16 de junho de 2023 às 10:50h

Novo plano estratégico do MP-BA entra na fase de consolidação

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O processo de construção do novo Plano Estratégico (PE) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), para o período 2024-2031, entrou na fase de consolidação. Na última terça (13) e quarta-feira (14), integrantes da Instituição participaram da ‘Oficina de Conexão da Estratégia com a Cadeia de Valor e Consolidação da Identidade Estratégica do MPBA’, realizada na sede do CAB.

A partir das contribuições que refletiram as discussões dos dez encontros realizados na capital e regionais do interior, foi definida a proposta de valores, da missão e da visão de futuro do MP baiano para um período de oito anos, que levou em consideração o desejo de um MP ainda mais inclusivo, resolutivo e próximo das cidadãs e cidadãos baianos. Os encontros contaram com participação de um total de 850 membros e servidores em Salvador (dois eventos, um deles específico para o segundo grau), região metropolitana de SSA e nas regionais de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro, Barreiras e Lençóis.

A abertura da oficina contou com a presença do procurador-geral de Justiça adjunto Paulo Marcelo Costa, representando a PGJ Norma Cavalcanti, que cumpre agenda fora do estado; do procurador de Justiça Marco Antônio Chaves; do chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; do secretário-geral adjunto, promotor de Justiça Ricardo Andrade e do coordenador da Gestão Estratégica (CGE), promotor Lourival Miranda.

Na sua fala, Pedro Maia destacou o importante legado que o trabalho de construção do PE vai deixar para o MP e a população baiana. “O que será entregue à sociedade será uma instituição ainda mais firme, concatenada e preparada para enfrentar os desafios do futuro”, disse, parabenizando a todos membros e servidores que têm participado do processo. O coordenador da CGE, Lourival Miranda, enfatizou que o momento foi de aprofundamento do conhecimento de cada processo organizacional, vislumbrando a transversalidade das áreas a partir da cadeia de valor. “Entender como funciona cada processo subsidiará uma tomada de decisão mais qualificada”, afirmou. O consultor Fábio Fontanela explicou que a cadeia de valor é um mapa mental dos macroprocessos e processos da instituição. A oficina desenvolveu o trabalho de conectar a estratégia (futuro) com cada um desses processos da cadeia (presente).

Agora, a construção do novo PE seguirá com rodadas de alinhamento da demandas estratégicas que nortearão a execução das iniciativas, estratégias e objetivos estratégicos definidos pelas diversas áreas do MP, para depois haver produção e edição textual do Plano, que será posteriormente apresentado ao Comitê de Gestão Integrada (CGI) do Sistema de Planejamento e Gestão Estratégica (Siplage) e ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça para aprovação.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!