A nova picape Triton foi o grande lançamento da Mitsubishi em 2024, mas já há pelo menos uma novidade prevista para 2025. A nova geração do Mitsubishi Outlander está com lançamento no Brasil confirmado, marcando a volta de uma configuração marcante do SUV médio.
Desta vez, o Mitsubishi Outlander será apenas híbrido plug-in (PHEV). Foi justamente o SUV japonês o primeiro carro híbrido plug-in vendido no Brasil, entre 2014 e 2016. São carros muito raros que usavam um motor 2.0 a gasolina e dois elétricos que, juntos, geravam 200 cv. A autonomia elétrica de 52 km era excelente para a época.
Atualmente em sua quarta geração, o Mitsubishi Outlander está longe do Brasil há dois anos, desde que a HPE Automotores, representante oficial da marca no País, encerrou as importações do modelo anterior.
Durante o Salão de Tóquio (Japão) do ano passado, executivos da empresa comentaram que o SUV estava nos planos, sem dar datas para sua estreia. Agora, está confirmado para a primeira metade de 2025.
O Mitsubishi Outlander PHEV 2025 utiliza um motor 2.4 naturalmente aspirado a gasolina de 134 cv e 20,6 kgfm, trabalhando com mais dois motores elétricos (um na frente com 114 cv e 26 kgfm, e outro no eixo traseiro com 134 cv e 19,9 kgfm) para entregar um total de 302 cv. A Mitsubishi fala de uma autonomia no modo elétrico de 86 km ao usar as novas baterias de 22,7 kWh.
Chega aos 100 km/h em 7,9 s enquanto o consumo homologado é de 27, 2 km/l.
O motor elétrico dianteiro é utilizado como um complemento para o principal a combustão, reduzindo a necessidade de aumentar o giro e, consequentemente, diminuindo o consumo de combustível.
Há, inclusive, um modo híbrido em série, no qual o motor a combustão atua apenas gerando energia para alimentar os motores elétricos, que tornam-se responsáveis por mover o Outlander. Desta forma, pode funcionar como um elétrico com bateria infinita e aumenta a precisão da tração 4×4 e a operação dos seus modos de condução.
O Outlander mudou bastante na troca de geração, passando a ser feito com a plataforma CMF-CD, desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e que também é utilizada pelo Nissan X-Trail. Tem 4,70 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e 2,70 m de entre-eixos e segue oferecendo as versões de cinco ou sete lugares.
Seu design é inspirado pela identidade visual Dynamic Shield. Traz o esquema de faróis duplos, com uma linha fina em led na parte superior para a iluminação diurna e o conjunto principal logo abaixo. A grade é pintada de preto para criar um contraste com a borda cromada em forma de “X”. A traseira ainda utiliza as lanternas na vertical, porém agora são bem mais finas.
A cabine é bem familiar, com alguns elementos vistos em outros carros da Mitsubishi como o volante ou a alavanca da transmissão. Na linha 2025, recebeu uma nova central multimídia, com tela de 12,3 polegadas de série, e um novo sistema de som da Yamaha. O painel de instrumentos passa a ser digital, usando um display de 12,3 polegadas.
Dependendo da versão, pode receber equipamentos como head-up display, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, bem como carregador de smartphone sem fio 15 watts.