Nomeado para o ministério da Justiça, André Mendonça é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, e pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB).
Conforme o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, o novo ministro tem interlocução com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). André Luiz Mendonça participa das sessões do Supremo e manifesta as posições da União em processos no tribunal.
Antes de assumir o cargo de ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Mendonça atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2016 e 2018.
Para a vaga de Mendonça na AGU foi nomeado Jose Levi Mello do Amaral Júnior.
O governo federal anunciou na madrugada desta terça-feira (28) o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vai ser o diretor-geral da Polícia Federal (PF). Ambos são amigos próximos da família Bolsonaro.
Após demissão no Ministério da Justiça, Moro e Bolsonaro trocam mensagens em rede social
Moro exibe troca de mensagens em que Bolsonaro cobra mudança no comando da PF
As vagas no Ministério da Justiça e no comando da PF ficaram abertas após a saída do ex-ministro Sergio Moro e do ex-diretor-geral Maurício Valeixo. Moro decidiu deixar o governo depois de Bolsonaro exonerar Valeixo. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que Bolsonaro nega.