Foi inaugurado, no dia 23 de novembro, um novo Laboratório Físico-químico (Lafiq) para suprir o aumento da demanda por análises de controle de qualidade de vacinas, principalmente de Covid-19. Na estrutura, localizada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) no Rio de Janeiro, também serão analisados outros produtos fabricados pelo Instituto.
O novo laboratório é um avanço importante para a produção integral de vacinas Covid-19 no Brasil, uma vez que elevará a capacidade de controle de qualidade de Bio-Manguinhos em 50%. A melhoria será suficiente para suprir integralmente as necessidades de liberação de vacinas e biofármacos da Fiocruz.
De acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, com a inauguração do laboratório, a Fiocruz chega à última fase do planejamento de internalização da produção da vacina Covid-19 em parceria com a AstraZeneca/ Oxford. “Foi um trabalho muito árduo, com muitas etapas cumpridas, e agora nós finalizamos aumentando a nossa capacidade de controle de qualidade”, disse.
Campanha
Mais dois voos com 3,2 milhões de doses da Pfizer pousaram no Brasil neste final de semana. Os imunizantes, que agora fazem parte da campanha nacional de combate à Covid-19 do Ministério da Saúde, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).