Segundo relatos publicado por Ricardo Meier, da Airway, a aeronave da fabricante Leonardo decolou pela primeira vez em 12 de agosto na Itália, mas a empresa não comentou assunto por razões de ‘confidencialidade’
A fabricante italiana Leonardo realizou o voo inaugural do novo helicóptero de ataque AW249 no dia 12 de agosto, conforme relatos nas mídias sociais. Imagens da aeronave em voo foram compartilhadas nos últimos dias, mostrando o protótipo ainda com sem pintura aplicada em sua fuselagem.
O AW249 está em desenvolvimento desde 2017 a pedido do Ministério da Defesa da Itália e substituirá os helicópteros AW129D Mangusta a partir de 2025.
O contrato inicial inclui cinco helicópteros, mas o Exército da Itália espera contar com 48 unidades do modelo.
O primeiro voo do AW249 ocorreu nas instalações da Leonardo em Vergiate e durou cerca de 30 minutos. Ao menos seis outros voos ocorreram desde então, de acordo com testemunhas.
Questionada pelo site Flight Global, a Leonardo se recusou a comentar, alegando confidencialidade a pedido do cliente.
A princípio, o AW249 deveria realizar o voo inaugural em setembro, segundo afirmaram executivos da fabricante durante o o show aéreo de Farnborough 2022, em julho.
O novo helicóptero é bem mais capaz que o Mangusta, com peso máximo de decolagem de até 8 toneladas. Ele pode operar em qualquer clima e atingir uma velocidade de cruzeiro de cerca de 260 km/h. O AW249 é equipado com dois motores GE Aviation CT7-8E6 (T700), com potência de 2.500 hp (1.860kW) cada.