quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Novo governo já fez ‘mil dias em cem’, diz Alckmin citando Juscelino Kubitschek
segunda-feira 10 de abril de 2023 às 16:10h

Novo governo já fez ‘mil dias em cem’, diz Alckmin citando Juscelino Kubitschek

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O governo Lula 3, como é conhecido o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), completa cem dias nesta segunda-feira (10) mas avaliação entre membros do alto escalão do Executivo é que foram “mil dias”. Em reunião ministerial, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou conforme a Jovem Pan, que, nesses primeiros três meses, Lula foi ‘absolutamente fiel’ às promessas de campanha e prioridades da transição e compromisso com o Estado Democrático.

“Primeiro a democracia, o senhor salvou a democracia de uma tentativa de golpe e ela saiu fortalecida. A reação rápida de todos os Poderes e do próprio governo fortaleceram o sistema democrático. Democracia significa participação e a gente observa em todos os ministérios. (…) Governo que ouve mais, erra menos”, disse o vice-presidente.

O também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alckmin, citou as principais ações aprovadas pelo governo Lula 3 no período. Entre os temas elencados está o aumento do salário-mínimo acima da inflação; o Bolsa Família, com pagamento extra por crianças; Imposto de Renda, com isenção até R$ 2.640; merenda escolar corrigindo inflação; retomada das obras de creches; campanha da vacinação e recursos para Santas Casas, com R$ 1,5 bilhão; e incremento do Mais Médicos.

“O Brasil voltou nessa união e reconstrução. O clima é outro, a liberdade é outra, a participação é outra. A gente vê isso na rua. (…) Se Juscelino Kubitschek dizia que eram 50 anos em 5, nós podemos dizer que foram mil dias em cem”, finalizou Alckmin.

Como a Jovem Pan mostrou, a reunião ministerial desta segunda foi marcada, sobretudo, por cobranças de Lula aos ministros e definições de prioridades para os próximos meses. Para a Justiça e Segurança Pública, o foco será combater a violência contra as mulheres; para o Ministério das Mulheres, o foco serão ações “mais duras” contra feminicídio e agressões; no Meio Ambiente, Marina Silva deve perseguir a meta do desmatamento zero, apesar de “não ser fácil”; na Saúde, Nísia Trindade terá como prioridade garantir médicos especialistas à população; e para a Casa Civil e Fazenda, a proposta de Lula é criar um programa para diminuir o número de endividados. O presidente da República também voltou a criticar o Banco Central pela alta da Selic. Sem citar nomes, Lula disse que estão “brincando com o país”. Estão brincando com o país, com o povo pobre e com os empresários que querem investir. Só não vê quem não quer.”

Veja também

Policial preso por planejar morte de Lula trabalhou para PT da Bahia

Preso por suspeita de envolvimento em um suposto plano para matar o presidente Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!