Na tarde desta última terça-feira (12) diversas autoridades e políticos participaram da solenidade de posse do novo defensor público-geral da Bahia, Rafson Ximenes, que aconteceu no auditório da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
A cerimônia contou com a presença do vice-governador da Bahia, João Leão (PP); do presidente da AL-BA, deputado Nelson Leal (PP), da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado dentre outras autoridades e representantes do Sistema de Justiça. Rafson Ximenes substitui o defensor Clériston Macedo na chefia da Defensoria Pública do Estado.
A busca por “um sistema de justiça mais voltado àqueles que mais precisam” foi destacada como uma das prioridades de sua gestão como defensor geral, afirmou Clériston Macedo em seu discurso na solenidade. Ele agradeceu a toda a equipe, aos defensores e aos órgãos parceiros que o apoiaram, dentre eles ao Ministério Público estadual, e desejou boa sorte ao seu sucessor. “Nós escrevemos juntos uma nova história na Defensoria Pública da Bahia, Rafson. Agora o protagonismo e a responsabilidade serão seus e da sua equipe”, finalizou.
“A Defensoria é muito maior que eu”, afirmou Rafson Ximenes, ao discursar na solenidade. Ele relembrou sua trajetória e afirmou que, ao tornar-se defensor, “tudo que queria era ajudar a população baiana com meu trabalho, fazendo da empatia e da solidariedade objetos de minha profissão”. Ele agradeceu aos defensores que o elegeram para a lista tríplice e afirmou que atuará para todos os defensores.
Biografia
Com 38 anos, o novo defensor público-geral é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e tem 11 anos de atuação na Defensoria Pública. Atuou nas comarcas de Itabuna, Jequié e Salvador e tem experiência nas áreas Penal, Execução penal, Cível, Família, Fazenda Pública, Relações de Consumo, Registros Públicos, Direitos Humanos e Curadoria.