quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Gabriela Cais Burdmann/UOL
Home / CURIOSIDADES / Novo decreto de Lula vai retirar armas de quem já as comprou?
segunda-feira 2 de janeiro de 2023 às 08:04h

Novo decreto de Lula vai retirar armas de quem já as comprou?

CURIOSIDADES, DESTAQUE, NOTÍCIAS


Neste último domingo (1°), em seu primeiro ato como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou no Palácio do Planalto uma série de medidas provisórias (MPs), decretos e despachos. Um dos decretos revogados foi o que amplia o acesso às armas de fogo.

Lula assinou um decreto que reduz o acesso às armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Também suspende as autorizações de novos clubes de tiro até a edição de nova regulamentação.

De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, o decreto de Lula inicia uma transição entre a política de armas de Bolsonaro e a nova política.

“Nós fizemos regras que são de transição entre o regime antigo do liberou geral e um regime novo de controle responsável de armas. Imediatamente não haverá [efeitos] sobre quem já comprou [armas de fogo], a não ser no que se refere à proibição de compra de munição para armas de uso restrito”, disse Dino no Palácio do Planalto.

Ainda segundo o ministro, a exceção será para quem responde por inquérito ou ação penal por crime doloso.

“O primeiro desafio [do Ministério da Justiça e Segurança Pública], sem dúvida, é a concretização desse decreto”, disse Dino.

O governo vai um grupo de trabalho que deve funcionar por 60 dias para estudar, por exemplo, mudanças na classificação de arma de uso permitido e de uso restrito.

Veja também

Choro, desânimo e medo de prisão: a reação de Cid antes de audiência com Moraes

Sob o risco de perder os benefícios da delação premiada, o ex-ajudante de ordens de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!