A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, afirmou na última terça-feira (7) que os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, receberão cartões de débito e passarão a operar contas-poupança para receber as parcelas.
“Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira. Não vão precisar enfrentar a fila das agências”, declarou Maria Rita em evento em Brasília.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os beneficiários do antigo Auxílio Brasil, atualmente Bolsa Família, já possuem cartão de débito desde setembro do ano passado.
A novidade é que isso está sendo estendido a outros benefícios, como o seguro-defeso por exemplo. Os povos originários também estão recebendo esses cartões.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o novo formato tem potencial para ajudar populações como indígenas que recebem benefícios – e, muitas vezes, percorrem longas distâncias para chegar a uma agência bancária.
“O cartão, além de ser para saque, passa a ser de débito, pagamento, isso facilita a condição. E da parte dos ministérios, uma regra de quebra dos cronogramas. Muitas vezes, os indígenas onde vão levam a família inteira e ficam dias esperando o pagamento. Agora teremos a antecipação dos recursos para pagar naquele dia toda a demanda nas unidades”, afirmou.