terça-feira 25 de fevereiro de 2025
Apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Home / Mundo / MUNDO / Novo ‘apagão’ no Chile deixa 19 milhões de pessoas sem luz
terça-feira 25 de fevereiro de 2025 às 19:25h

Novo ‘apagão’ no Chile deixa 19 milhões de pessoas sem luz

MUNDO, NOTÍCIAS


O Chile registrou nesta terça-feira (25) um apagão de grandes proporções, com mais de 19 milhões de pessoas afetadas, atingindo 14 das 16 regiões do país. A falta de energia levou à interrupção do funcionamento do metrô em Santiago, capital do país, e de trem em todo o país por tempo indeterminado. Os aeroportos funcionam normalmente. Em meio à crise, um Comitê Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) foi convocado e foi aberta uma investigação sobre o motivo da queda de luz.

No momento, o presidente chileno, Gabriel Boric, acompanha a situação no Centro de Gestão Operacional dos Carabineros do Chile. Na capital, o comércio e bancos fecharam as portas, ao passo que o caos tomou conta do trânsito após os semáforos pararem de funcionar. A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, descartou que trata-se de alguma forma de ataque e citou “uma falha do sistema”, sem dar detalhes.

“Desde que a queda ocorreu, o trabalho começou para restaurar o serviço de eletricidade no país. Isso deve acontecer nas próximas horas e o coordenador elétrico falará em breve com a imprensa e fornecerá detalhes do trabalho que está sendo feito para restaurar gradualmente o serviço”, disse ela.

+ Chileno é engolido por baleia jubarte e pai do jovem captura momento em vídeo

Problemas com a Enel
A Enel, distribuidora de energia no território chileno, é a mesma empresa responsável pelo serviço em parte das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Argentina, Colômbia e Peru também dependem da concessionária. No ano passado, Boric cogitou revogar a concessão da Enel devido à “grave ineficácia” da empresa, criticou uma série de apagões que atingiram o país.

Faz parte de um longo histórico de problemas de fornecimento de energia. Em agosto, um tribunal de Santiago ordenou que a empresa pagasse R$ 48,3 milhões em indenizações a 127 mil pessoas afetadas por uma falta de luz entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2021. No mesmo mês, a Superintendência de Eletricidade do Chile multou a Enel em R$ 24,1 milhões por falhas na distribuição em maio do ano passado.

Na semana passada, 70 mil imóveis ficaram sem luz em São Paulo após uma forte chuva. Não é a primeira vez que a empresa dá dor de cabeça aos paulistanos. Em novembro de 2023, a cidade e a região metropolitana passaram por um apagão de grandes proporções por quatro dias. A situação se repetiu em outubro do ano passado, quando moradores ficaram no escuro por cerca de seis dias, o que levou à abertura de um processo contra a empresa pelo governo de São Paulo.

Veja também

5 anos após pandemia: Veja investimentos com melhores e piores retornos

Desde fevereiro de 2020, o mercado financeiro passou por transformações profundas, refletindo os impactos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!