A instalação de turbinas eólicas em alto mar surgiu como um negócio promissor, visto que, além de aproveitar do vento natural vindo dos mares, poupa espaço que seria utilizado em terra e os possíveis danos ao meio ambiente. Entretanto, os projetos nesse sentido ainda estão tentando equilibrar custo de instalação e manutenção com potencial de geração de energia. Desta forma, uma nova turbina eólica de uma pá surge prometendo ser a grande solução, custando metade do preço para gerar ainda mais eletricidade que os modelos convencionais.
Touchwind e a sua nova turbina com uma única pá
Esta é a turbina eólica de uma pá da empresa holandesa Touchwind. Embora tenha uma única pá, onde as mais conhecidas possuem três, e não conte com sistemas sofisticados, o projeto pode custar metade do valor de uma instalação normal e, ainda assim, ter mais potência. Mas como isso é possível?
Segundo o site New Atlas, para que isso seja possível, a turbina foi desenvolvida ao redor de um rotor de peça única, posicionado na extremidade de um poste que, por sua vez, está pendurado em um barril com uma boia flutuante abaixo dele.
Toda essa estrutura fica submersa. Na parte de fora da água, a lâmina da turbina eólica é fixada aos mastros e ambos ficam ligeiramente inclinados, sempre permanecendo acima da superfície, devido à flutuação da bóia. À medida que o vento atinge a estrutura, a pá da turbina de energia eólica começa a girar e, com o peso e movimento, puxa o mastro para cima, ficando quase na vertical, como as turbinas já conhecidas.
Nova turbina eólica de uma única pá atua com ventos de até 252 km/h
O segredo da nova turbina de energia eólica é a parte submersa. Com a boia e o lastro sustentando toda a estrutura, não há risco de a turbina eólica ser levantada para fora da água.
Desta forma, ela pode funcionar em situações mais extremas. Segundo a própria empresa desenvolvedora, enquanto uma estrutura comum precisa desligar quando o vento ultrapassa 90 km/h, esta turbina eólica de uma pá pode continuar trabalhando com velocidades de até 252 km/h. Com menor tempo de inatividade, uma maior potência é gerada.
A empresa concluiu os protótipos das plataformas terrestres de apoio e flutuantes que fazem a turbina eólica funcionar, na Holanda. Agora, está ampliando os testes, que já receberam investimentos da empresa de navegação japonesa Mitsui OSK Lines. A Touchwind estima que os investimentos impulsionem o tempo de lançamento da turbina no mercado, entretanto ainda não sabe quando produzirá em larga escala. Desta forma, não é possível saber quanto ela custará e se será viável comercialmente na indústria.
Novas turbinas eólicas chegam ao mercado
Além deste novo modelo de turbina eólica de uma pá para o mercado offshore, os inventores Ali El Zaher Buendia e Oscar Garcia desenvolveram um projeto chamado de Bi-Generator Vertical Wind Turbine, que pode gerar até 100 MW de energia.
A turbina eólica vertical representa um grande avanço do setor, visto que é estratégico, otimizando a capacidade de captura da energia eólica, tornando-o mais eficiente. Além disso, a turbina aproveita um design de lâmina único que expande o torque e a velocidade de rotação.
A principal vantagem deste modelo de turbina eólica é sua acessibilidade e praticidade. Os inventores ressaltam que o equipamento de energia eólica é muito fácil de imprimir em 3D e também pode ser produzido de forma artesanal.